Isis Gasparini | OMA Galeria

Um dos blocos formados a partir do acervo da artista | FOTO: Isis Gasparini.

A OMA Galeria apresenta “Todo/Fração”, a primeira exposição da artista Isis Gasparini no espaço. A mostra tem curadoria de Pollyana Quintella e exibe uma seleção de mais de 21.000 fotografias tiradas pela artista, que investiga a relação entre o público e os espaços expositivos, como museus e galerias de arte.

A forma de apresentação das obras foge do esperado para uma exposição de fotografias, já que a artista transformou seu acervo em grandes volumes encadernados em todos os lados, o que impede que as imagens sejam visualizadas individualmente. Logo na entrada, há um bloco aparentemente sólido. Porém, o corte longitudinal que o divide em dois mostra pistas de seu conteúdo, formado por mais de 500 fotografias sobrepostas.

Só resta imaginar o conteúdo das fotografias, que foram captadas ao longo de dez anos e incluem registros, estudos e obras finalizadas. Nesta mostra, o importante não é o valor de cada uma das imagens, mas sim seu volume acumulado, que se consolida em blocos de diferentes espessuras que formam imagens e relevos no espaço da galeria. Seu empilhamento materializa o ato de fotografar, repetido incessantemente pela artista ao longo do tempo.

Isis Gasparini vive em São Paulo e desenvolve projetos que têm como matérias centrais corpo, imagem e luz. A artista pensa esses elementos como presenças que habitam exposições e causam diferentes respostas no corpo do público, investigando o espaço expositivo como um elemento determinante que interfere politicamente nas relações entre espectadores e obras de arte. Recentemente, participou de exposições coletivas na Inselgalerie em Berlim e na Fototeca Siracusana.

Compartilhar: