A Galatea inicia o calendário expositivo da unidade da Rua Padre João Manuel, em São Paulo, com Ininteligibilidade, individual assinada por Isay Weinfeld, que apresenta um conjunto inédito de 20 obras produzidas em 2024. Com visitação a partir de 12 de fevereiro na unidade da rua Padre João Manuel, nos Jardins, a mostra é composta por objetos coletados por Weinfeld em diferentes contextos, ora rearranjados com humor e argúcia. A faceta artística do arquiteto explora a carga simbólica de objetos variados ao justapô-los com sutil ironia. A exposição fica aberta para visitação até dia 8 de março.
Flores, bonecos de porcelana e molduras são alguns dos itens adquiridos por Isay em mercados e feirinhas ao redor do mundo e que constituem a narrativa visual das obras presentes na exposição. Esses pequenos objetos dotados ao mesmo tempo de delicadeza, humor e ironia conduzem o público em uma experiência estética que evidencia contradições da contemporaneidade através de signos e símbolos até então tidos como rotineiros e convencionais.
Em Ininteligibilidade, Weinfeld exercita o humor que também pode ser encontrado em outras produções artísticas suas, como no filme Fogo e Paixão (1989) e em exposições anteriores como Supercalifragilisticexpialidocious, realizada na galeria Millan (2018).
Sobre a produção, Isay Weinfeld comenta: “São objetos me interessam e que coletei em vários lugares ao redor do mundo, que fui unindo e dando um novo significado ao conjunto. Ininteligibilidade busca demonstrar o humor sutil, muito delicado, mas imbuído com crítica aguçada de nós mesmos. Utilizo o humor como inspiração pois é algo muito presente na minha vida e que preciso que saia em áreas que não sejam a arquitetura, por isso faço outras coisas como cinema e exposições.”
Além da exposição Ininteligibilidade, o arquiteto Isay Weinfeld lança um catálogo exclusivo no dia 11 de fevereiro, em que apresenta a sua produção de forma aprofundada.