A Coordenação do projeto Subsolo: uma residência artística nos arquivos do Museu do Carvão inaugura a exposição Lá embaixo era um outro mundo, primeira mostra artística que ocupará o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos/RS, desde as obras de restauração do prédio da Usina.
Com curadoria da pesquisadora Taís Cardoso, Lá embaixo era um outro mundo apresentará obras inéditas concebidas pelos artistas visuais Isabel Ramil e Marco Antonio Filho a partir da residência artística do projeto Subsolo. Em janeiro de 2023, a curadora e os artistas passaram dez dias em Arroio dos Ratos, com o objetivo de pesquisar os documentos do arquivo histórico do Museu do Carvão e os marcos da cidade.
A investigação possibilitou aprofundar reflexões sobre a produção do carvão e seus efeitos sociais e ambientais, resultando nos trabalhos artísticos da exposição. Os artistas também fizeram uma seleção de imagens disponíveis no acervo do Museu que serão compartilhadas com a comunidade na mesma ocasião.
A mostra também contará com a participação especial da artista e professora Maria Helena Bernardes, autora do livro Vaga em Campo de Rejeito, que narra uma proposta artística vivenciada por ela em 2001, na cidade de Arroio dos Ratos. O processo consistiu em identificar uma vaga (espaço vazio e sem uso) e reproduzi-la no espaço de uma mineradora desativada, localizada em frente ao Museu do Carvão. As imagens e os relatos que compõem essa história integrarão a exposição.
Durante a abertura da mostra, os artistas e a curadora participarão de uma roda de conversa para falar sobre as obras expostas e compartilhar as experiências vividas durante a residência artística em Arroio dos Ratos.
O projeto Subsolo: uma residência artística nos arquivos do Museu do Carvão está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa conta com a parceria do Museu Estadual do Carvão e o apoio da empresa de transporte Louzada.