IOLE DE FREITAS | GALERIA SILVIA CINTRA + BOX 4

Inaugura no dia 22 de junho a mostra “Os Terra” da escultora Iole de Freitas. Seis obras de parede e uma grande peça no centro da galeria promovem o diálogo entre a artista e o espaço arquitetônico, premissa de toda a sua obra.

Essa nova série é um desdobramento da última exposição na galeria em 2018, quando a artista começou a trabalhar com pequenos conjuntos de formas que se relacionavam entre si e com o vazio entre elas, dando origem a uma obra única. Mas o que antes eram peças brancas, que remetiam aos moldes feitos em papel, desta vez ganharam cor.

“Os Terra”, como a artista batizou esses trabalhos, remete às sutis gradações da cor terra nas obras, que variam do quase ocre ao vermelho escuro das terras ferrosas de Minas Gerais, onde passou sua infância. A pigmentação do aço, feita com jato de areia, transforma a condição bruta do material e cria um efeito de transformação que subtrai a noção de peso, como se as peças fossem feitas de cascas de árvore ou couro de bicho.

No link https://we.tl/t-rWgoKw2mMx Iole fala em seu ateliê como foi o processo criativo dessa nova série e sobre o desafio de produzir uma mostra inteira durante a pandemia. Esse vídeo também estará disponível na galeria durante a exposição.

Não terá abertura para convidados, mas estaremos abertos ao público de segunda a sexta das 10 às 19hs e sábado das 12 às 18hs, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Não é necessário agendamento prévio.

 

Compartilhar: