A mostra inédita, organizada e realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, sob a curadoria de Paulo Herkenhoff, coloca em destaque a produção e a trajetória de diversas mulheres que desafiaram convenções e limites de suas épocas, nos séculos XIX e XX no Brasil, seja no campo estético ou social.
Com o patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, a exposição Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila é resultado de uma extensa pesquisa que o curador Paulo Herkenhoff desenvolve há décadas, alimentada pela contínua reflexão sobre a obra de diversas mulheres artistas brasileiras. Esta mostra, portanto, desdobra o já conhecido comprometimento de Herkenhoff com o registro histórico da produção feminina e com a reflexão teórica sobre suas invenções.
Para a exposição, com cerca de 300 obras, além de fotos e documentos, o curador toma como referência dois pilares do modernismo no Brasil, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e apresenta novos apontamentos sobre suas obras e histórias. Em torno dessas referências, a maior parte das obras e das narrativas presentes na exposição vai mais longe, e apresenta mulheres que são em sua maioria desconhecidas do grande público.
Entre mostra e catálogo, o curador não pretende organizar um dicionário/glossário de nomes e imagens, muito menos construir uma grande narrativa completa e acabada, mas situar de maneira historiográfica e crítica diversas personagens que complementam e transformam a história da cultura e da arte no país.
Assim, ao invés de uma narrativa linear, a mostra elege diversos núcleos, que se distribuem como uma rede ou uma constelação. Núcleos heterogêneos são estabelecidos e dão visibilidade a questões e temas relevantes, que abrangem tanto dados históricos e factuais quanto tentam demonstrar a subjetividade das artistas escolhidas. As invenções, como sugere o título, dizem respeito às criações dessas mulheres e também à construção da imagem da mulher que foi sendo aberta e lapidada ao longo dos séculos XIX e XX. Além de seu pioneirismo, essas personagens têm em comum o enfrentamento de tensões e conflitos de diversas ordens.
“Sob um novo olhar, a mostra reflete como as mulheres desafiaram, ao longo do tempo, os conceitos instituídos para garantir um posicionamento igualitário. São histórias inspiradoras que exibem a importância do conhecimento, do diálogo e da arte na evolução da sociedade até a atualidade. Somos uma empresa que acredita na diversidade, na igualdade e na cultura, por isso, estamos satisfeitos em apoiar essa reflexão”, conta Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, que patrocinou a mostra por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do PROAC São Paulo.
Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila | Instituto Tomie Ohtake
- São Paulo
- 13/06/17 à 20/08/17
- Abertura: 13/06/17 às 20:00h
- Sábado, Sexta-feira, Quinta-feira, Quarta-feira, Terça-feira, Domingo, Sábado, Sexta-feira, Quinta-feira, Quarta-feira, Terça-feira, Domingo das 11:00h às 20:00h
- www.institutotomieohtake.org.br