Ilka Lemos | FONTE

A mostra revela suas influências, processos criativos e inspirações, convidando o público a mergulhar nesta experiência única.

Marcando sua retomada ao circuito artístico, Ilka Lemos apresenta a individual Nasce uma noite, acende um clarão no espaço FONTE. Com curadoria de Nino Cais e texto crítico de Paula Borghi, a mostra apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos de 2007 até 2024, enfatizando a produção mais recente dos últimos três anos. Transitando por diversas técnicas como pintura, desenho, escultura, fotografia e instalação, a artista aborda assuntos que são caros à sociedade, como envelhecer.

Nas palavras do curador, “Ilka Lemos traz em sua arte a figura desta mulher que carrega o tempo passado e o tempo presente. Metaforicamente ela é sua filha, mãe e avó, pois seu trabalho é um fazer contínuo para se erguer uma tocha que acende e revela”. Trata-se de uma artista que encara o tempo com a consciência de que tudo é imanente a ele, por meio de um olhar matriarcal que se debruça sobre sua árvore genealógica.

Amparada pela imagem de Lilith, a primeira mulher segundo a história ocidental que habitou a Terra e soube dizer não, a mostra homenageia e celebra o ciclo de vida das mulheres. Assim, “Nasce uma noite, acende um clarão” parte da imagem mística de uma fogueira que clareia tanto a noite como as ideias de mulheres que se rebelam diante do patriarcado.

Compartilhar: