Hiram Latorre | Martins&Montero

Martins&Montero apresenta S2S2S2, a primeira exposição individual de Hiram Latorre. Com formação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade (São Paulo), Latorre cria uma linguagem pictórica sofisticada que transita entre o design modernista brasileiro e ecos da cultura do Oriente Médio, a partir de uma produção profundamente ligada ao cotidiano e aos signos da memória afetiva. É a primeira vez que Latorre experimenta a criação de seus trabalhos em maiores escalas.

Sob a curadoria de Yuri Quevedo, que também assina o texto crítico da exposição, a mostra ocupará duas salas principais e a biblioteca da galeria, estruturando um percurso imersivo que convida o público a adentrar a subjetividade envolta na ideia da “casa”. Em uma síntese entre o pessoal e o universal, as pinturas de Latorre abordam uma sensação doméstica, estabelecendo um diálogo íntimo entre o espectador e as memórias afetivas de um lar.

Suas obras também são capazes de revelar complexas camadas cromáticas, onde há fluidez espacial entre objetos e linhas arquitetônicas, dissolvendo fronteiras tradicionais e propondo novos modos de olhar para o espaço e para os objetos do cotidiano.

Ecos e ressonâncias de alguns temas e estilos marcados pela história da arte, como a pintura de interior e a natureza morta combinando elementos de diferentes panoramas, que vão desde a inspiração matissiana ao design modernista e a arte pop, o artista se apropria de elementos do dia a dia para elaborar o que ele define como “cartas de amor”, em que cada elemento da pintura traduz um envolvimento afetivo, o fragmento de paixões reveladas na troca silenciosa das relações humanas.

A combinação dos materiais com sua técnica minuciosa cria superfícies que conversam com o espaço, tornando as pinturas verdadeiras extensões da arquitetura ao redor. Os materiais naturais, como o linho e a cera de abelha, adicionam uma dimensão orgânica e sensorial às obras, intensificando o sentido de intimidade que perpassa toda a exposição. Martins&Montero convida o público a adentrar este universo de Hiram Latorre, onde o espaço doméstico e os objetos cotidianos são elevados à condição de interlocutores de uma íntima narrativa visual.

Compartilhar: