, o artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980) e o cineasta Neville D’Almeida iniciaram uma colaboração inusitada e criaram um programa in progress batizado de Cosmococa. Esse programa inclui 11 instalações multimídias sensoriais, edição de fotos, pôsteres, filmes, proposições e um livro com todos os escritos e imagens.
Para celebrar os 50 anos do programa, o Projeto Hélio Oiticica, em colaboração com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vai inaugurar um tour internacional das Cosmococas.
A primeira ação será uma festa screening no dia 13 de março (segunda-feira), às 19h, com exibição da obra Cosmococa 4, Notations, que vai ocupar a histórica piscina do palacete do Parque Lage.
“O evento na Escola de Artes Visuais é apenas a largada do tour internacional das Cosmococas. Na sequência, virá uma série de outras apresentações desses trabalhos icônicos em diferentes lugares do mundo, como Nova York, Los Angeles, São Paulo e Londres. Esse tour vai durar o ano todo”, avisa Cesar Oiticica Filho, sobrinho de Hélio, curador da obra do artista e idealizador do Projeto H.O.