Helena Emediato | Art Lab Gallery CJ

TRAVESSIA

“Tudo de outrora. Nada mais nunca. Nunca tentado. Nunca falhado. Não importa. Tentar de novo. Falhar de novo. Falhar melhor”. Samuel Beckett

A ART LAB Gallery apresenta a exposição Travessia, uma instigante exibição de esculturas de parede, que vestem a casa, idealizada pela artista plástica, arquiteta e designer Helena Emediato, com curadoria cuidadosa de Juliana Mônaco.  Travessia é uma profunda reflexão sobre o valor do momento presente e a vivência do cotidiano, elementos que moldam a maior parte de nossa trajetória neste mundo e convida o espectador a contemplar as jornadas individuais e os caminhos percorridos, repletos de altos e baixos e obstáculos, que, ao serem observados com distanciamento, podem revelar beleza e ensinamentos preciosos. Travessia conta também com trabalhos de autorais de 10 designers joalheiros – Ana Carvalhal, Elisa Galvão, Ivone Carmen, Jacque Basso, Joana Pacheco, Liló, Lisia Barbieri, Maria Regina Mazza, Marilia Arruda Botelho, Silvana Pires – que, no conceito de Juliana Monaco, criam obras de arte de vestir também a alma.

Helena Emediato explora seu processo terapêutico psicanalítico de autoconhecimento e compreensão do papel dela, e de todos nós, no mundo, apesar das circunstâncias ao nosso redor. A seleção das contas utilizadas em suas obras conta histórias profundas, ligando esferas de madeira torneada, rochas e cristais brutos ou lapidados. Esses materiais têm uma conexão intrínseca, pois a madeira cresce na terra, os cristais se formam sob a terra e a cerâmica é a própria terra. Helena Emediato acredita que esses materiais possuem sabedoria e energia acumuladas pelo tempo de sua formação.

Ao encadear as contas nos fios, a artista cria uma metáfora para a rememoração dos momentos na vida, simbolizando o tempo que é igual para todos, mas que cada indivíduo trilha em sua própria jornada com altos e baixos, encontros e desencontros. A mostra, embora íntima e pessoal para Helena Emediato, ressoa com muitos espectadores, uma vez que aborda questões universais sobre o papel de cada indivíduo no mundo e suas experiências de dor, prazer e saudade. A exposição oferece a oportunidade de conhecer a riqueza da cerâmica brasileira do Vale do Jequitinhonha, reconhecida como patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais. O processo criativo é altamente intuitivo, resultando em obras que não seguem um desenho ou projeto pré-definido. Ao deixar fluir a experimentação e a intuição, a artista alcança uma sensação de liberdade e preenchimento incomparáveis. O resultado são peças de parede que transmitem uma sensação de paz, encantamento e calma, emocionando e conectando-se com o público.

Em “Travessia“, valoriza-se não apenas a arte contemporânea, mas também se ressalta a importância do fazer manual, das conexões femininas e do reconhecimento da fluidez do tempo com um trabalho sensível, repleto de simbologia e brasilidade, refletindo sua dedicação ao design brasileiro.

Compartilhar: