Hael Nascimento Leite | PINACOTECA DA UFV

A Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa receberá a exposição “Manchas” do artista Hael. A exposição é composta por 42 obras.

No ano de 2019 o artista passou pela Pinacoteca com a exposição “Rabiscos”, no qual desenvolveu desenhos que exploravam estreitas conexões com o inconsciente, fruto de sua relação com a arte e a psicologia. Anos após este primeiro trabalho, Hael explica que a série “Manchas” é um desdobramento da sua trajetória artística iniciada com “Rabiscos”, servindo como um contraponto e evolução natural deste trabalho anterior. “Manchas” mergulhará ainda mais fundo na exploração do inconsciente, inspirando-se na técnica de Hermann Rorschach e nas ideias psicanalíticas que moldaram o estudo da mente humana.

A ausência de figuras definidas e a predominância de manchas abstratas convidam o espectador a uma experiência de introspecção e projeção pessoal. As manchas, por sua natureza amorfa, tornam-se um espelho do mundo interno de cada observador, permitindo uma multiplicidade de interpretações. Essa abordagem celebra a subjetividade e a singularidade da experiência humana, reforçando a ideia de que a arte é uma construção conjunta entre o artista e o público. “Manchas” propõe também uma perspectiva estética, cultural e psicológica. As pinturas não são apenas representações visuais, mas portais para uma experiência sensorial e emocional expandida.

A psicologia, os estudos sobre o inconsciente e as questões de gênero permeiam os interesses de pesquisa artística de Hael e a exposição “Manchas” reflete sua jornada de luto e renascimento pessoal.

O evento conta com a realização da UFV, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), Diretoria de Arte, Cultura e Eventos (DIC), Divisão de Arte e Cultura (DAC), Divisão de Eventos (DEV), Museu Histórico e Pinacoteca da UFV. O evento conta com o apoio do Departamento de Arquitetura, Nó-Lab, Departamento de Informática e MaVILab.

Texto curatorial Hael e Pinacoteca da UFV.

Compartilhar: