Há Luz | Lumen | Panos da Vida | Galeria e Espaço Cultural Duque

Daniela Pinheiro, série Conversa com a natureza I , 2020

Um espaço com grandes nomes da arte do Brasil e do mundo e que abre oportunidade para novos talentos. Assim é a Galeria Duque também em sua retomada de atividades, com a primeira vernissage de 2021. No dia 26 de junho, das 11h às 17h, o público poderá conferir, com todos os protocolos de segurança, as três mostras: “Há Luz”, “Lumen” e “Panos da Vida”. A exposição fica em cartaz até outubro.

Em “Há Luz”, a curadora Daisy Viola selecionou obras de ícones da arte que fazem parte do acervo da galeria. “Quando dizemos que há luz no fim do túnel, é porque temos esperança de que algo vai ficar melhor do que está. Este foi o nosso pensamento quando planejamos esta exposição. Daqui a pouco estaremos juntos novamente e poderemos celebrar a vida. Assim, selecionamos obras do acervo da galeria cheias de cor e luz”, destaca.

Estão representados na exposição nomes como Cícero Dias, Rapopport, Carlos Vergara, Vicente do Rego Monteiro, Sergio Telles, Abraham Palatnik, Frank Stella, Tomie Ohtake, Carlos Fajardo, Mário Zanini, Mário Gruber, Outros Di Cavalcanti, Burle Marx, Iberê Camargo, Salvador Dalí, Maurício Nogueira, Antônio Maluf, Eduardo Vieira da Cunha, Milton da Costa, Angelo Guido e Siron Franco, entre outros, nos dois primeiros andares da galeria.

O projeto de extensão “Lumen – Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos”, vinculado à UFRGS – Instituto de Artes e à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação -, ocupa o terceiro andar do espaço. Na mostra estão em destaque diferentes olhares fotográficos e diferentes técnicas alternativas para o desenvolvimento de cada projeto. Participam da exposição Andréa Brächer, Bruno Leites, Daniela Pinheiro, Daniela Remião, Gisele Endres, Hernando Salles, Jéssica Kohls, Julia Knackfuss Marques, Jussara Moreira, Myra Gonçalves e Sandra Gonçalves.

Para completar a exposição, o grupo Nós do Fio apresenta as obras de “Panos da Vida” no quarto andar da Galeria Duque. Este é um grupo que reúne artistas que utilizam fios e/ou tecidos como suporte ou meio de expressão na sua atividade, e cujos trabalhos apresentam valor artístico pelo seu conteúdo e subjetividade. “Em ‘Panos da Vida’, propomos uma reflexão afetiva por meio do trabalho desenvolvido usando como material, panos com os quais as artistas possuem algum tipo de vínculo pessoal, transformando-os em objetos artísticos”, explica a curadora Daisy Viola. Integram o grupo Nós do Fio as artistas Ana Luiza Miranda, Berenice Fischer, Lucia Aragon, Lucia Guaspari, Marilene Fonsceca, Marize Vargas e Rosane Morais.

Myra Gonçalves, Série Insetos Gigantes. Ausentes, 2020

Compartilhar: