Guto Lacaz | Periscópio Arte Contemporânea

A Galeria de Arte Contemporânea Periscópio apresenta a inédita exposição “Janelas Indiscretas” com o artista Guto Lacaz. Algumas obras foram especialmente construídas para essa exposição em Belo Horizonte, como a obra cinética que nomeia a mostra com quatro sólidos iguais sendo projetados para fora da janela, na torre da galeria. Guto Lacaz explica que é importante desenvolver obras específicas para dialogar com o espaço expositivo. “Quando conheci a galeria, assumi o desafio de construir uma obra que interagisse com a paisagem da cidade de modo a envolver quem passasse próximo a galeria, instigando as pessoas a entrarem na exposição”, conta.
O arquiteto e artista multimidia tem uma trajetória singular com um repertório de importantes obras no Brasil. A produção de Guto Lacaz transita entre a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, sempre tratados com humor e ironia. A exposição apresenta obras em diversos suportes como gravuras, desenhos, escultura, instalação e performance, inclusive interativas, como a obra “ART DETECTOR”, propiciando toque e interação, prometendo surpreender e fascinar os visitantes. “A galeria me deu oportunidade para expor obras que sempre tive desejo de executar, mas ainda não tinha produzido, como a torre de trens, pensada em 1988 e que, só agora executei, mostrando um movimento de 12 locomotivas entorno de seus anéis. É uma obra linda e exclusiva nesse trabalho”, afirma.
A exposição ainda apresenta peças reconhecidas, já exibidas em feiras e exposições em São Paulo, como trabalhos óticos com rotores interativos, uma série de serigrafia e uma obra com sprays gigantes, homenagem a Alex Vallauri, o primeiro grafiteiro de São Paulo. Outro grande destaque será a releitura da obra “Nu Descendo a Escada”, de Marcel Duchamp (Famosa tela que mostra uma silhueta repetida como se flagrada em movimento), na qual terá uma artista ao vivo, apresentando a performance.
Segundo o diretor da Galeria Rodrigo Mitre, Guto Lacaz é como um “periscópio” por convidar os visitantes, com muito bom humor, a sair da zona de conforto, do lugar comum e, como poucos artistas brasileiros, apresentar um repertório de obras incríveis. “A obra dele está fortemente ligada à galeria. O nome Periscópio foi tirado de uma intervenção que o artista Guto Lacaz apresentou na exposição no Arte Cidade em SP, na Década de 90”, conta.
 

Compartilhar: