Gustavo Utrabo | SOMA Galeria

Neste sábado (17/07), a SOMA Galeria abre suas portas para uma nova exposição dedicada a um dos mais renomados nomes da arquitetura da atualidade, que hoje tem seu trabalho reconhecido mundialmente. O arquiteto e urbanista Gustavo Utrabo traz para a galeria a mostra de seus últimos trabalhos, batizada como “Imaginar o Real”, que reúne maquetes, desenhos e pinturas recentes, que possibilitam um entendimento de seu processo de criação.

Os trabalhos de Utrabo valorizam a sustentabilidade e a inclusão, promovendo projetos de impacto social com uma forma diferenciada de ver e pensar a arquitetura, que levaram seu nome ao reconhecimento internacional em importantes premiações da área. A abertura será realizada das 11h às 20h, com entrada gratuita. Após esta data, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sábado, das 11h às 19h. A SOMA Galeria está inserida no multiespaço Sfco 179, localizado na Rua São Francisco, 179.

Trajetória internacional

Nascido em Curitiba, Utrabo formou-se pela UFPR em 2010 e atualmente reside em São Paulo, onde fundou o Estúdio Gustavo Utrabo, em que realiza suas criações. No ano passado, ele foi um dos três finalistas do prêmio Wheelwright 2020 da Faculdade de Design da Universidade de Harvard, nos EUA, o que o colocou entre os três melhores profissionais da área em todo o mundo, em uma competição que contou com mais de 160 participantes de 45 países diferentes. Utrabo concorreu com a pesquisa “Repensar a natureza, unir matéria”, que coloca na mesma linha cultura, natureza e economia, valorizando a madeira na construção de manifestações culturais.

Sua importância foi reconhecida anteriormente no prêmio britânico, RIBA Internacional Prize 2018, em que foi considerado o principal arquiteto em ascensão no mundo. Anos depois, em 2020, foi convidado a integrar o júri deste prêmio, ao lado de grandes nomes da área.

No ano passado, criou o podcast Entre Mundos (na plataforma Spotify), com uma primeira temporada de 6 episódios chamada “Conversas Atlânticas”, em que entrevistou renomados profissionais da arquitetura contemporânea do Brasil e de Portugal. Gustavo Utrabo é o único brasileiros com obras no acervo permanente do Centre Pompidou, museu localizado em Paris que conta com um dos maiores acervos de arte moderna e contemporânea da Europa, e teve seu trabalho publicado na prestigiada revista monográfica El Croquis, da Espanha.

Compartilhar: