Gustavo Aragoni | Casarão Brasil

FOTO: Clara de Cápua / Divulgação

O Projeto Ocupação: Casarão Brasil acontece como uma investigação artística em duas salas comerciais do Casarão Brasil, no Anhangabaú, no centro de São Paulo, com o artista visual Gustavo Aragoni, convidado pela Lona Galeria, que é responsável pela gerência do evento.

Pelo período de dois meses, durante 12 de agosto a 08 de outubro de 2021, a partir das suas (con)vivências e contextos de trabalho, o artista criará um tempo-espaço de experimentação e criação contínua, tendo o próprio lugar como suporte e ambientação para suas ações.

Durante esse tempo, poderá haver visitas pontuais para que haja contato direto com o processo de intervenção do artista visual. Ao final da pesquisa, o espaço abrigará uma exposição das instalações, intitulada “Tra(u)ma”, em cada sala concebida pelo artista visual Gustavo Aragoni, que acontece entre 09 a 23 de outubro de 2021.

Fases distintas

O projeto é dividido em duas fases. A primeira é externa, onde o artista visual Gustavo Aragoni se desloca pela cidade e nas proximidades do Casarão Brasil, ao acaso, em função das ruas, das pessoas e situações, para coleta de objetos do cotidiano, sobras e lixos. Acontecem registros, em vídeo, fotografia ou desenhos, pela artista visual Clara de Cápua, dos processos de trabalho na rua. A segunda é interna, onde o espaço do casarão será utilizado como local de experimentação, ideias e criações imediatas, em função da relação dos artistas com o lugar.

Compartilhar: