Grandes Mulheres | Espaço de Arte Francis Bacon

Preparem-se para uma viagem emocionante e inspiradora através da história na próxima exposição do Espaço de Arte Francis BaconGrandes Mulheres. Até a 28 de junho será possível admirar 24 deslumbrantes bonecos, criados na Oficina de Bonecos da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, com diversas técnicas e materiais, para celebrar o impacto transformador das mulheres ao longo dos séculos.

Esta exposição é uma verdadeira poesia à força feminina, inspirada no tema do desfile de carnaval de 2024 das escolas de samba de São José dos Pinhais. Cada peça, criada com paixão e precisão, homenageia figuras femininas icônicas que deixaram sua marca no poder, na aviação, na medicina, na ciência, nas artes, no espaço, na luta negra e nas comunidades indígenas. A curadora e produtora cultural Edilene Guzzoni explica: “através dos bonecos, de forma lúdica e criativa, buscamos envolver o público de todas as idades, promovendo uma reflexão sobre a força, a determinação e a influência das mulheres na história com a representação de personagens reais e da literatura.”

A exposição apresenta 12 bonecos gigantes e 12 menores, confeccionados por uma equipe de 15 talentosos artistas que realizaram pesquisas para capturar rostos, figurinos e adereços dessas figuras históricas. As técnicas utilizadas variam entre bonecos de fio, luva, vara, híbridos e de manipulação direta, cada um destacando a arte bonequeira em sua forma mais magnífica.

A arte bonequeira, uma tradição milenar que transcende culturas e gerações, é mais do que entretenimento – é uma poderosa forma de comunicação cultural e social para contar histórias e transmitir emoções. Esta forma de arte tem raízes profundas em diversas culturas ao redor do mundo e remonta a milhares de anos, sendo encontrada em tradições antigas na Ásia, Europa, África e Américas. Desde o ano 2000, em São José dos Pinhais, este processo artístico tem se destacado e promovido visibilidade e celebração da criatividade humana, contando histórias universais que continuam a encantar e inspirar.

Não percam esta oportunidade de mergulhar no mundo fascinante das Grandes Mulheres, onde beleza, história e arte se entrelaçam para criar uma experiência inesquecível. Para Edilene “a arte bonequeira ressoa através do tempo e das culturas. É uma forma de arte que permanece e seduz a todos que a admiram, preservando suas tradições enquanto se adapta às novas gerações.” A exposição estará aberta de terça a sexta-feira, das 13h:30 às 17h:00, com entrada franca. Visitem-na e deixem-se encantar pela magia e pela força dessas extraordinárias figuras femininas.

Artistas

Alex Schuertz – Bonequeiro

Angelica Santos – Atriz Bonequeira – Bacharel em Teatro

Beatriz Dilani Borges – Tecnólogo em Produção Cênica

Claudia Espinoza – Bacharel em Gravura

Diviane Schuhli – Atriz Bonequeira – Bacharel em Artes Cênicas

Eloisa Bueno – Bonequeira – Artes Visuais incompleto

Jacques Beauvoir – Bonequeira – Bacharel em Direito e Técnico em Teatro

Jaqueline Lau – Atriz Bonequeira – Licenciada em Artes Visuais

Luiz Reikdal – Ator Bonequeiro – Licenciado em Teatro

Marcel Carvalho – Ator Bonequeiro – Técnico em Teatro

Marianna Gularte – Atriz Bonequeira – Graduando Teatro

Noeli Santana – Costureira/ Figurinista

Patrik Oliveira – Ator/ Bonequeiro

Rafael Corso – Bonequeiro

Sandra de Souza – Técnico em Teatro e Produção Cênica

Compartilhar: