Gokula Stoffel | Fortes D’Aloia & Gabriel

GOKULA STOFFEL, Poente com apoio, 2020 | FOTO: Eduardo Ortega. Cortesia: Fortes D’Aloia & Gabriel

A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de apresentar Persona, a primeira exposição individual de Gokula Stoffel desde o anúncio de sua representação pela galeria. A mostra reúne 18 obras que revelam uma forte inquietação e subjetividade. Trabalhando na escala íntima de obras que cabem nas mãos até grandes formatos, a artista explora desde o gênero clássico da pintura em óleo sobre linho a esculturas de resina e biscuit, incluindo também uma prática de tecelagem e assemblage de tecidos.

Num modus operandi oposto à linearidade, Gokula sobrepõe pensamentos e humores à medida que combina materiais de naturezas distintas. Em Meditação, 2021, por exemplo, uma mão de biscuit é inserida na tecelagem de corda, que por sua vez adquire planos de cor com o uso de lã colorida entrelaçada na trama de sisal tecida organicamente. Após dias de observação, o conjunto ganha pernas de arame, roupas e um sugestivo perfil pintado a óleo; um corpo que toma forma enquanto reforça um embaralhamento entre paisagem e figuração.

A exposição resulta desse processo empírico caro à artista, que desenvolve grande intimidade com os materiais e suas possibilidades no trabalho cotidiano do ateliê. Na pequena pintura Suspense, 2020, pinceladas rarefeitas imprimem a imagem de um rosto que parece estar entre a tensão, a melancolia e a expectativa. Já Concha e falo, 2021, é uma escultura de parede que traz a manualidade como elemento central, formando dobras nas quais percebe-se protuberâncias e profundezas impressas com a força dos dedos da artista.

A mostra é acompanhada de um texto crítico do curador Ricardo Sardenberg.

Compartilhar: