Nesta quinta-feira (14), a Bienal de Artes Visuais do Mercosul promove uma live para debater o presente e o futuro da 12ª edição da Bienal no contexto da pandemia de coronavírus. O bate-papo será conduzido pelo presidente Gilberto Schwartsmann, a partir das 19h, pelo Facebook, YouTube e Instagram da Bienal (@bienalmercosul).
Com abertura suspensa devido à pandemia de COVID-19, a Bienal 12 tem ampliado sua presença no digital através de diversas ações e, por meio desta live, se manifesta pela primeira vez sobre as perspectivas do projeto diante da nova “normalidade”.
A live abrirá espaço para perguntas do público que podem ser enviadas com antecedência pelos canais digitais da Bienal ou durante a transmissão.
A Bienal 12 Online
www.fundacaobienal.art.br/online
Com o alastramento da pandemia do COVID-19, a equipe da Bienal desenvolveu propostas digitais que, de alguma forma, pudessem manifestar publicamente as expressões que titulam a 12° edição do projeto: Feminino(s): visualidades, ações e afetos. As ações iniciaram no mês de março com a publicação de depoimentos de artistas nas redes sociais e tiveram continuidade com o lançamento da Bienal 12 Online em 16 de abril de 2020. Vinculada ao site da Bienal, a plataforma virtual é diariamente atualizada e disponibiliza ao público imagens de obras, textos elaborados pelos artistas, informações sobre suas poéticas e proposições elaboradas pelo Programa Educativo.
Andrea Giunta
Andrea Giunta é escritora, curadora e professora da Universidade de Buenos Aires, onde obteve seu doutorado. Ela é pesquisadora principal do CONICET, Argentina, e pesquisadora visitante da Universidade do Texas em Austin. É autora de vários livros sobre arte latino-americana, incluindo Avant-garde, Internationalism and Politics: Argentine Art in the Sixties (Durham: Duke University Press, 2007). Em 2018, ela publicou Feminismo y arte latinoamericano: Historias de artistas que emanciparon el cuerpo (Buenos Aires: Siglo XXI, 2018, a ser publicado pela University of California Press). Foi cocuradora de Radical Women: Latin American Art, 1960–1985 (2017–2018, Hammer Museum, em Los Angeles, Brooklyn Museum, em Nova York, e Pinacoteca de São Paulo).
Gilberto Schwartsmann
Gilberto Schwartsmann é Presidente da Fundação Bienal do Mercosul. É Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS; é Membro Titular e ex-Diretor da Biblioteca da Academia Nacional de Medicina; ex-Presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina. Recebeu o Prêmio Açorianos de Cultura, o Prêmio Eva Sopher de Destaque Cultural e o Prêmio Líderes e Vencedores – Cultura – pela Fundação Bienal do Mercosul. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Iberê Camargo e membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É cidadão honorário de Porto Alegre, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha e a Medalha do Exército Brasileiro. Possui vários livros e artigos publicados.
Acompanhe a live:
YouTube
www.youtube.com/channel/UCLqpHWpHc-su92m4BaG8_Wg
https://web.facebook.com/bienalmercosul/?_rdc=1&_rdr