Na próxima semana, em Maringá, a artista cascavelense Gabriela Queiroz apresenta ao público pela primeira vez a exposição individual Margens de Si, que estará aberta ao público a partir do dia 14 de agosto de 2024, no Teatro Calil Haddad, a partir das 19h30. A comunidade pode visitar a exposição gratuitamente até 15 de setembro, das 08h às 17h.
Como parte da programação do lançamento, no dia 13 de agosto, segunda-feira, às 15h30, a professora doutora da Universidade de Santa Catarina (UDESC), Sandra Favero, fará uma palestra no auditório Paulo Freire, na UEM, com o tema: “Do percurso artístico na gravura contemporânea ao encontro com o autorretrato e as escritas de si”.
Margens de Si é a primeira individual da artista cascavelense e vai percorrer o Paraná em 2024 e 2025 passando pelas cidades de Maringá, Cascavel e Curitiba. As obras selecionadas promovem diálogos entre a linguagem gráfica tradicional e contemporânea, tendo como instrumentos a litografia, a calcografia e videoarte e têm a curadoria de Antonio C. Machado.
Cada exposição terá duração de um mês e contará com mediações guiadas. Serão expostas 45 obras com 78 peças produzidas pela artista entre os anos de 2005 e 2024. “O autorretrato como criação de um corpo-espelho, um corpo de resistência formado por muitas faces. A repetição até a exaustão, a combustão, e um novo nascimento. Quantas vezes é necessário repetir para se reinventar? O quanto de si é silenciado para sustentar a sobrevivência cotidiana?”, questiona Gabriela.
O projeto também conta com importantes contrapartidas sociais. Serão oferecidas três oficinas de iniciação à gravura contemporânea que serão ministradas pela artista em escolas públicas e três palestras com a professora da UDESC, Sandra Favero, em cada uma das cidades contempladas pelo projeto.
A proposta foi selecionada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura), Governo do Estado do Paraná e conta com o importante patrocínio da Copel. Em Maringá, a exposição recebe ainda o apoio da Secretaria de Cultura de Maringá e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A programação das exposições pode ser acompanhada pelo instagram: @margendesi