FOTOS PRÓ RIO

Ação solidária articulada pelo FotoRio, Villa Aymoré, Ateliê Oriente e Retrato Espaço Cultural lança no dia internacional da fotografia, quarta-feira, 19, o FOTOS PRÓ RIO, projeto que visa a apoiar financeiramente as instituições sociais      Jongo da Serrinha,       Redes da Maré e      Solar Meninos de Luz, além de  fotógrafos e artistas visuais em dificuldade financeira em razão da pandemia.

http://www.fotosprorio.com

FOTOS PRÓ RIO é uma ação articulada pelo FotoRio, Villa Aymoré, Ateliê Oriente e Retrato Espaço Cultural em prol de estruturas sem fins lucrativos atuando em áreas carentes do Rio de Janeiro e entorno e, também, para apoiar fotógrafos e artistas visuais em dificuldade financeiras em razão da pandemia.

A ação FOTOS PRÓ RIO, a exemplo de outras realizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ceará e Salvador, consiste em convidar fotógrafos e artistas visuais a cederem uma imagem – a ser impressa em processo de jato de tinta “fine art” dentro de um formato 20x30cm – que será vendida através do site do projeto – http://www.fotosprorio.com – pelo valor padrão de R$ 180,00.
As impressões fine art levarão o selo do FOTOS PRÓ RIO em relevo e serão acompanhadas de um certificado de autoria. Deste valor, o autor poderá optar entre doar a quantia integral, 50% ou ficar com o total da venda, descontados os custos. As instituições sociais escolhidas para serem beneficiadas são o Jongo da Serrinha, a Redes da Maré e o Solar Meninos de Luz.

Os autores que participam do projeto foram escolhidos a partir de indicação de curadores convidados, entre eles Evandro Salles, Diógenes Moura, Keyna Eleison, Luiz Guilherme Vergara, Marcelo Campos, Rosely Nakagawa, Alberto Saraiva e Angela Berlinde. Foram convidados curadores, fotógrafos, pesquisadores e colecionadores de todas as regiões do Brasil e residentes no exterior. No total são mais de 60 curadores e mais de 400 artistas que aderiram a iniciativa que reuniu mais de 400 imagens apuradas com representatividade nos diversos tipos de fotografia, de estilos e de tendência. O projeto oferece a oportunidade única e atraente de adquirir obras de importantes artistas como os brasileiros Rosângela Rennó, Rosana Paulino, Ana Bella Geiger, Beth Jobim, Walter Carvalho, Cabelo, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Bob Wolfenson, Marcelo Brodsky (Argentina) e Graciela Iturbide (México), entre muitos outros, a um preço absolutamente acessível, além de somar a um projeto que certamente fará a diferença em um momento de tamanha adversidade que o mundo atravessa.

Além dos artistas já consagrados no mercado da arte, o projeto também reuniu obras de artista em ascensão ou de periferias geográficas e artísticas, como Ratão Diniz, do Complexo da Maré, Betinho Casanova, da Favela do Alemão e Nay Jinksnss, jovem fotógrafa de Belém do Pará.

Coube a cada curador indicar cinco autores – fotógrafos ou artistas visuais que se expressem através da fotografia – e decidir com cada um a imagem que será disponibilizada. Os curadores também colaboram com imagem de sua autoria. As imagens selecionadas serão apresentadas no site oficial da campanha, a ser lançada na quarta-feira, 19 de agosto, dia internacional da fotografia, e fica atuante até 19 de outubro de 2020.

 

Compartilhar: