Remanso – Instituto Cultural apresenta a exposição coletiva Forja, que será inaugurada no dia 10 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h, na sede localizada na rua Santo Antônio, 366, bairro Independência, com entrada gratuita. Sob a curadoria de Aisha Costa e Pietro Ferreira, a mostra reúne seis artistas residentes de Porto Alegre e região metropolitana: Afrovulto, Crystom Afronário, Fayola Ferreira, Flip Naipe, Mariana Jesus e Rosa dos Anjos, trazendo também ao público imagens de arquivo da obra Negro em preto e branco, da fotógrafa e pesquisadora Irene Santos; além de versos de autoria da rapper Cristal e do músico Paulo Dionísio. A visitação segue até 6 de dezembro, período que perpassa tanto o Novembro Negro quanto o Dia Nacional do Samba.
Forja aborda a negritude por meio de expressões artísticas pretas na cidade de Porto Alegre. O título alude ao ato de ‘forjar’ pensado a partir da simbologia de Ogum, divindade de matriz africana detentora do domínio sobre o ferro. Nesse sentido, busca-se refletir acerca das diferentes formas de celebrar as vidas que surgem enquanto possibilidade de resposta diante do racismo e das violências sociais e que desaguam no mundo em forma de um desejo partilhado coletivamente.
O conjunto de obras abrange variadas linguagens, como fotografia, gravura, pintura e vídeo, além de uma instalação site specific e de uma performance inédita da artista Fayola Ferreira na abertura da exposição. A proposta curatorial foi selecionada por meio de chamada pública realizada pela Remanso, com o objetivo de incentivar a circulação da arte contemporânea e de estimular a difusão das artes visuais, sobretudo através da ampliação do acesso aos espaços expositivos para artistas e coletivos artísticos. A mostra também contemplará um programa público e educativo, com visitas mediadas, roda de conversa, oficinas, entre outras atividades.


