Fim de semana das Crianças | MAM Rio

No fim de semana das crianças, o MAM oferece programação gratuita repleta de brincadeiras, jogos e histórias, com muita segurança.

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) elaborou programação especial e gratuita para as crianças, que acontecerá de forma presencial nos dias 10 e 11 de outubro, com visitas mediadas às exposições, oficinas de artes, contação de histórias e jogos. No feriado do dia 12, as atividades serão realizadas através das redes sociais da instituição.

Formas de estar junto é o tema que norteia as proposições dos educadores e artistas convidados para as áreas internas e externas do museu, com intervenções artístico- pedagógicas, oficinas e contação de histórias. As atividades estimulam as trocas entre crianças e adultos através da cultura do brincar, potencializando a experiência de parque e de espaço amplo que singulariza o MAM Rio.

“Museus como o MAM, que tem escala monumental e área a céu aberto, são opções ideais para o carioca depois de tantos meses de confinamento. A retomada do contato presencial com a arte, uma ferramenta fundamental de educação, é um ganho imenso para as crianças. As atividades elaboradas pela equipe do museu desenvolvem a capacidade de representar o simbólico. É uma oportunidade de brincar em família com todos os protocolos de segurança, sem aglomeração”, afirma Fabio Szwarcwald, diretor-executivo do MAM Rio.

No sábado e no domingo, a programação inclui jogos, visitas e contação de histórias em que noções como proximidade e distanciamento, bem como cuidar de si e do grupo, serão exploradas a partir das personagens que povoam os espaços e exposições do MAM Rio. “Pretendemos criar um ambiente no qual crianças e adultos estejam conosco na construção e proposição de formas de estarmos juntos – em sociedade, no museu e com a arte”, ressalta
Gleyce Kelly Heitor, Gerente de Educação e Participação do MAM.

Na segunda-feira, Dia das Crianças, o museu estará fechado mas oferecerá programação on-line. A estreia do AniMAM, série de animações direcionadas ao público de primeira infância (de 0 a 6 anos), é o ponto alto. Com patrocínio da Petrobras, a série envolve a criação de animações comissionadas com artistas brasileiros, nas quais uma dupla formada por um músico e um animador cria um vídeo com base no universo dos artistas em exposição no
MAM. O projeto amplia temáticas pouco abordadas em animações para primeira infância ao apresentar, de forma lúdica, conteúdos referentes à arte moderna, à arquitetura do MAM Rio e sua multiplicidade de acervos.

Compartilhar: