Fernando Lindote é multifacetado. Ao longo de quatro décadas, o artista lapidou seu traço por meio de linguagens diversas como pintura, escultura, desenho, vídeo, performance, fotografia e instalação. Está em cartaz no Memorial Meyer Filho, até 05 de agosto, a individual do artista “Outro Porco Empalhado”, uma série de registros inéditos da performance com o mesmo nome, realizada pelo artista nos últimos 24 anos.
Será a primeira vez que o público de Florianópolis poderá conhecer os trabalhos. A partir das 16h, do mesmo dia, Fernando Lindote abre espaço de conversa para falar sobre o projeto, selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
A performance Outro Porco Empalhado ocupa significativa importância para o entendimento da obra do artista. A relação de ambivalência entre o registro da performance e a ficção, as imagens ganharam significados diferentes ao longo do tempo: desde sua caracterização como emblema do autoritarismo, passando por questões da história da arte e política, o personagem com máscara de porco se transforma continuamente. Mais de 20 anos se passaram, o artista realiza as performances – iniciadas em Santa Catarina – em vários países do mundo, sempre no sentido da crítica institucional e reflexão política na busca por uma produção de arte autônoma.
A visitação funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, e fica em cartaz no Memorial Meyer Filho até 05 de agosto. Em 2024 é celebrado os 20 anos de ocupação da sala expositiva do Memorial Meyer Filho, administrada pela filha do artista catarinense Meyer Filho, Sandra Meyer. Segundo a presidenta da entidade, a programação de exposições é uma forma de comemorar a potência e resistência do espaço cedido por meio de um acordo de Cooperação Cultural firmado entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Instituto Meyer Filho. Neste ano, no endereço, já foram realizadas as exposições “Impossibilidade de Esgotamento” com curadoria da artista Kamilla Nunes e “Entre Páginas” do artista Ivan Jerônimo.
Entrada gratuita