Felippe Moraes | Centro Cultural da Diversidade

Videoinstalação inédita sobre alquimia e cultura queer com trilha original do duo NoPorn é apresentada no palco do Centro Cultural da Diversidade.

Nos dias 15 e 22/12 o artista Felippe Moraes apresenta “A Tábua de Esmeralda” uma instalação multimídia inédita no Centro Cultural da Diversidade. Com Bianca Exótica no papel principal e trilha sonora composta pelo duo NoPorn, a produção reúne estas lendas da noite paulistana para criar um audiovisual eletrizante sobre alquimia, ocultismo e diversidade. A obra conta também com uma experiência imersiva em realidade virtual (VR), em que o público pode vestir os óculos para sentir-se dentro do set de filmagem.
A obra une texto egípcio antigo, House Music, e uma frenética pulsão de imagens de manuscritos de alquimia dos séculos XVI ao XVIII. Proporcionando uma experiência arrebatadora de cores, sons e movimento conduzida por Hermaphroditis Trismegistah, papel interpretado por Bianca Exótica. A atriz declama o antigo texto conhecido como a “A Tábua de Esmeralda”, escrita por Hermes Trismegisto e que
seria a pedra fundamental de diversas tradições e filosofias ocidentais e orientais. Com pequenas alterações em seu sentido, as escrituras ganham um contorno queer e disruptivo. O vídeo apresentado é o terceiro da série que o artista chama de “Trilogia Queer”. O primeiro The Drag That Said Phi (2017) com Alaska Thundefuck, e seguido por Panthera Lemniscata (2020), com Márcia Pantera.
Cada um deles apresenta uma expoente da cena cultural LGBTQIA+ em situações ora oníricas e transcendentes, ora bem-humoradas e satíricas. Segundo Felippe Moraes “me interessa trazer esses ícones queer para situações distintas e expansivas, assuntos inusitados. Gosto de ver uma drag queen falando sobre proporção áurea e outra sobre matemática e espaço-tempo, assim como uma pessoa trans falando de alquimia, de filosofia e fazendo referência a textos antigos, considerados sagrados. Essas situações estéticas nos permitem ver mundos se tocando e se expandindo mutuamente.”

Compartilhar: