Felipe Risada | Sala 24 de Maio

 

Em sua 5ª edição, a residência artística Sala 24 de Maio recebe mais um artista do pixo e do grafite para dialogar com a produção de arte contemporânea na exposição Despacho para o Futuro.

Felipe Risada estampa sua arte nos muros, em placas, produtos e na pele de quem se arrisca e confia em seu riscado. São vinte anos de trabalho nas ruas, pintando e desenhando graficamente ícones e símbolos que lhe convém. As cores usadas são principalmente o branco, o preto e o vermelho que reforçam a linguagem da comunicação de massa das quebradas mundanas e espirituais. O artista constrói sua narrativa imprimindo sua mensagem de luta sobre as circunstâncias da vida.

Despachando para o futuro, Risada invoca entidades que de alguma maneira se conectam com ele, riscando muitas vezes linhas que lembram os pontos da umbanda. Vó Sebastiana, carrancas, cachorros, meninos… o povo e as mensagens da rua resenhados em seus desenhos que também reverenciam a caligrafia do pixo, tão evidente principalmente nos grandes centros urbanos. Nascido, criado e vivendo no Cambuci/SP seus pincéis e rolinhos eternizam a sabedoria popular, criando como se fossem oferendas para seus melhores amigos, entre o riso e o risco natural da vida.
O texto é de Renato de Cara, a curadoria de Eduardo Saretta e a direção de Gabriela Inui.

Compartilhar: