Feira ARTE/FORMATTO

A ARTE/FORMATTO chega a sua 6ª edição, agora como Feira de Artista, com direção de Gisele Rossi e Lica Pedrosa e a proposta de apresentar a produção de artistas brasileiros inseridos no cenário da arte contemporânea. Além da mostra e das atividades da feira, uma programação complementar foi elaborada para oferecer visitas guiadas, performances, talks, aulas, entre outras atividades, todas no padrão FORMATTO de ver e viver arte.

Por meio de um extenso e elaborado trabalho de curadoria, selecionamos cuidadosamente os nomes que despontam no mercado cultural do país e damos visibilidade para suas obras em uma feira anual”, comentam as diretoras da ARTE/FORMATTO. Com um formato inovador, a feira representa um evento de artistas, com o objetivo dar visibilidade aos seus trabalhos e às suas trajetórias, promovendo a diálogos com o público, curadores, colecionadores e instituições culturais.

Entre os trabalhos expostos, Erica Ferrari apresenta sua obra baseada na arquitetura das cidades, os prédios históricos e monumentos como objetos simbólicos que representam muito mais do que aquilo que está mostrado. Sua pesquisa do local leva em consideração a memória e a relação que estabelecemos com o passado e busca trazer para o presente a narrativa histórica sobre as quais formamos nossas sociedades. Pedro França exibe seu projeto que, desde 2012, faz vídeos e instalações, a maioria conectados com as práticas teatrais, tirando do cotidiano a realidade caótica e migrando estas questões para seus trabalhos.

Manoela Medeiros, por sua vez, questiona sua percepção sobre o espaço e usa a escavação como um processo para construção da obra. Esse processo de construção do trabalho, ao mesmo tempo em que desconstrói um objeto – uma parede, por exemplo – busca revelar outras camadas presentes, outras camadas de histórias que, por vezes, estão escondidas e precisamos descobri-las e problematizá-las. De acordo com a crítica de arte e curadora Marisa Florido Cesar, Anna Paola mostra em seu trabalho a herança construtiva da arte, “a artista introduz a abstração e o rigor da geometria, elementos sensíveis que vêm perturbar a rigidez das estruturas e da vontade da ordem e da universalidade de construir tradição”.

Nos dizeres de Gisele Rossi e Lica Pedrosa: “Para nós, arte está além de conceitos e tendências. A arte está na reflexão e na sua capacidade de impactar o que está à sua volta. Nosso propósito é conectar artistas, dialogar com o cenário contemporâneo e provocar reflexão”.

 

 

6ª Edição da Feira ARTE/FORMATTO
Artistas: Adriana Vignoli, Alberto Simon, Aline Sankovsky, Ana Lucia Mariz, Andrea Brown, Anna Paola Protasio, Beatriz Monteiro, Bruno Miguel, Bruno Novaes, Carol Costa + Bella, Clara Veiga, Edimilson Nunes, Edith Derdyk, Erica Ferrari, Fabiano Al Makul, Fatima Neves, Fernando Limberger, Franklin Cassaro, Isis Gasparini, Jean Araujo, João Magalhães, Laura Gorski, Luisa Editore, Luciana Kater, Madu Almeida, Manoela Medeiros, Marcos Cardoso, Mariene Stamm, Marina Caverzan, Mercedes Lachmann, Misa Funai, Pedro França, Renato Leal, Roberta Tassinari, Romain Dumesnill, Sonia Dias, Tchelo, Thainam Castro, Valeria Rocchioli e Valeria Costa Pinta

Visitação gratuita

 

 

Programação Complementar

 

02 de outubro – quarta-feira

18hs Visita Guiada com a crítica e curadora Julia Lima

19hs Performance das artistas Bella + Carol Costa | META _HIGH _FI

“Meta_High_Fi une som, luz, projeção e matéria reflexiva. É uma performance que mescla elementos visuais e sonoros extraídos do próprio ambiente, e devolvidos a ele repetidamente, meta-criando e gerando novas percepções espaciais. Meta (de origem grega, significa além) alude a invenção de uma atmosfera que está para além de si mesma, envolvendo o espectador na invenção sinestésica de realidades ad infinitum.”

 

03 de outubro – quinta-feira

19hs Formatto Talk – pesquisadora e curadora Camila Bechelany e artista Laura Belém

Tema: “Onde a arte acontece? Processos e diálogos do ateliê à exposição”

 

04 de outubro – sexta-feira

15hs Formatto Talk – Julia Lima (crítica e curadora) e convidadas Camila Horta (diretora do Núcleo do MAM), Cristina Cataldi, ( Artidot – núcleos de estudo de arte contemporânea) e artista Mercedes Lachmann.

Tema: “Recortes de gênero e a exclusão sistemática das mulheres no sistema da arte.”

 

05 de outubro – sabado

12hs Formatto Talk – Grupo Ypsilone com Thierry Chemalle

Tema: “Arte, Sociedade e Filosofia, ressaltando a importância da figura do artista em uma sociedade desencantada.”

 

05 e 06 de outubro – sábado e domingo

Projeto Inspirar-te – das 12:00 às 18:00

Inspirar-te : associação sem fins lucrativos com foco em cultura e educação. Arte como meio de transformação social. Inscrições limitadas –  www.inspirar-te.com

 

08 de outubro – terça-feira

15hs Formatto Talk – Grupo Ypsilone com Kayta Hochleitner

Título: “Arte no Brasil: História e Mercado” Apresentará um paralelo entre o desenvolvimento histórico da arte no Brasil, com seus principais movimentos, e a evolução de sistema e mercado brasileiro de arte, com os agentes que aí atuam.

 

09 de outubro – quarta-feira – Finissage

15hs Formatto Talk – Danilo Oliveira e artistas convidados: Edith Derdyk e Renato Leal

Tema: “Arte para que? Qual a função da arte nos dias de hoje”

 

 

GISELE ROSSI (São Paulo, 1964)

É advogada (Universidade de São Paulo), tendo exercido a profissão por dez anos. Após este período, resolveu empreender para outros caminhos, criando uma marca de lingerie (Miss Victtoria), que ficou no mercado por 22 anos. Apesar de sempre exercer uma intensa atividade profissional, o interesse extremo pelos caminhos artísticos sempre a levou a estudar e pesquisar sobre arte contemporânea por um longo período em sua vida. Foram muitos anos de cursos sobre arte contemporânea com professores e curadores de destaque, como Agnaldo Farias, Danilo Oliveira, Rodrigo Andrade, Rafael Maia Rosa, Julia Lima, dentre outros, além da visitação contínua a feiras e Bienais, para acompanhar o percurso das artes no mundo.

LICA PEDROSA (SÃO PAULO, 1958)

É curadora e consultora de arte contemporânea há mais de 30 anos, criando pontes entre artistas independentes e mercado. Formada em Artes (Mackenzie) e Design de Interiores (Escola Pan-Americana), sempre procurou uma forma diferente de trabalhar com esse mercado. Construiu ao longo de sua trajetória uma rede potente de artistas parceiros: Ivald Granato, Luiz Paulo Baravelli, Franklin Cassaro, Érica Ferrari e Manoela Medeiros são alguns dos que já fizeram ou fazem parte desse percurso. Trabalhou como curadora para os sites de arte Room 8 e ArtScoop e também realizou parceiras nas SP-Arte e na SP-Foto. Realizou as exposições Garimpagem (2012), Trajetórias (2013), Foto/Formatto 1(2014) e Foto/Formatto 2 (2015), todas elas partiram da vontade de dar visibilidade a artistas sem representação em São Paulo. Toda essa trajetória resultou na Arte/Formatto,

 

ARTE/FORMATTO

Empresa criada há quatro anos por Gisele Rossi Lica Pedrosa. Juntas, estão à frente também da Arte/Formatto Galeria, espaço de arte contemporânea localizado em São Paulo, que é um desdobramento da Feira Arte/Formatto. Nascido como projeto de exposições artísticas para criar visibilidade a artistas independentes, uma nova experiência, sem a participação de galerias, conectando público e artistas diretamente, e trazendo à luz grandes obras da arte contemporânea brasileira. Uma nova ideia, um novo formato de feira, uma nova proposta dentro do mercado das artes.

Compartilhar: