Feche os Olhos e Veja | Galeria Almeida e Dale

Feche os Olhos e Veja, trecho do livro Ulysses (1922), de James Joyce, foi a inspiração para coletiva homônima que está em cartaz até 15 de fevereiro na Galeria Almeida e Dale. Com curadoria de Galciane Neves, a exposição reúne trabalhos de 39 artistas de diversas gerações, como Claudia Andujar, Lygia Pape, Leonilson, Mira Schendel, Tomie Ohtake e Tunga, entre outros.

A mostra convida o público a refletir sobre a visão, o olhar, a construção e desconstrução do visível. O contexto expositivo, com mais de 50 obras, traz à tona a relação de ausência da capacidade de ver com a formação do conhecimento, das percepções e das verdades acerca do mundo.

“Essa desconstrução do ver, que se nega como fenômeno de encontro com a verdade e como fundante de narrativas hegemônicas, pretende propor, por meio da diversidade dos trabalhos dos artistas, hipóteses que reposicionam os processos de inscrição e compartilhamento do pensamento como gestos desviantes das retóricas categorizantes e que não pretendem produzir argumentos assertivos”, explica Galciani.

Feche os Olhos e Veja ressalta, no entanto, as distintas manifestações sobre os atos de perceber, entender, sentir e as reações subjetivas e não calcadas em verdades absolutas.

Lista de artistas:
Ana Mazzei
Antonio Dias Claudia Andujar
Claudio Trindade,
Fabio Morais
Fernando Lindote
Flávio de Carvalho
Gustavo Speridião
Hudinilson Jr.
Iran do Espírito Santo
Jaime Lauriano
Jorge Menna Barreto
Leonilson
Linga DC Acácio
Lygia Pape
Marcius Galan
Maria Auxiliadora
Mira Schendel
Motta & Lima
Neide Sá
Nelson Leirner
OPAVIVARÁ!
Pedro França
Pepi Lemes
Raphaela Melsohn
Regina Parra
Regina Silveira
Renata Lucas
Rodrigo Braga
Sandra Gamarra
Sara Ramo
Tomie Ohtake
Tunga
Valeska Soares
Vânia Mignone
Vitor Cesar
Waldemar Cordeiro
Waldomiro de Deus

Compartilhar: