Fava da Silva | Sesc Duque de Caxias

A galeria do Sesc Duque de Caxias recebe a partir de sábado (22/06), a exposição Maré de Sonhos Intranquilos, contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024. A mostra é a primeira individual da artista Fava da Silva no Rio de Janeiro e reúne cerca de 16 pinturas produzidas entre os anos de 2021 e 2024. A curadoria é assinada por Emmanuele Russel e Renata Gesomino.  Fava constrói suas narrativas através da realidade vivenciada em seu dia a dia, perpassando por temáticas que refletem sobre a morte, o luto, a violência que atinge os territórios favelados e o cotidiano. “Eu faço uma pintura baseada no que vivo, no entanto a fabulação recorre ao onírico, faço uso da linguagem do sonho para representar esses cenários”, avalia a artista.

O público vai encontrar uma série de obras que se apresentam em diferentes suportes, e que foram produzidas a partir das experiências da artista, que cresceu no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense. As telas possuem destacada assinatura cromática. A técnica a óleo é utilizada pela artista e em suas composições é possível encontrar a densidade do azul ampliando um contraste com a transformação do vermelho. “Pintar com as mãos, com os pés, com o corpo e com a alma. É desta forma que podemos mergulhar nas imagens que retratam de forma onírica e sensível um universo íntimo e ambíguo da artista Fava da Silva. Com cenas decodificadas por cores, linhas, formas e planos que se repetem e remontam às lições formais deixadas pelas vanguardas estéticas do modernismo, a artista carioca atualiza seu repertório simbólico a partir da influência incontornável da pintura contemporânea de artistas como Marlene Dumas, Cristina Canale e Eduardo Berliner, criando uma maré de imagens, narrativas e situações cotidianas que abarcam o ciclo natural da vida e da morte”, afirmam as curadoras Renata Gesomino e Emmanuele Russel.  A exposição será gratuita é terá duração de três meses no Sesc Duque de Caxias.

Em Maré de Sonhos Intranquilos, é possível encontrar o trabalho visual de uma artista que possui uma poética ampla e coerente. Pelas obras de Fava da Silva encontramos uma autobiografia das suas experiências pessoais: as  cidades percorridas pela artista, a presença da violência e do luto, a necropolítica, as perdas e os ganhos, sem deixar de provocar no público um encantamento pelo cotidiano, por sonhos que a artista ampliou em tessituras visuais, com o poder gesto e a força das cores.

Compartilhar: