FABIO BIOFA | SALA 24 DE MAIO

Fragmentos de uma Agenda, novo projeto da sala24demaio do artista Fabio Biofa, que trabalha com a ideia da ação do tempo na fragmentação e apagamento da escrita de rua, nesse pensamento desenvolve seu trabalho na sala, onde produziu uma obra representando uma Agenda, termo utilizado pelos pixadores para denominar um conjunto de assinaturas em prédios e muros da cidade. No processo de produção da obra, a Agenda se torna apenas uma moldura, revelando a efemeridade de uma expressão que sofre cortes e rupturas antes de seu inevitável apagamento.

Suas esculturas na contramão são expostas no espaço em um ato de parar o tempo, concretizando em objetos esse alfabeto ilegível, cuja origem se dá na pixação fragmentada com a ação do tempo. A pixação nesse contexto é mostrada de forma efêmera e abstrata, obras produzidas no processo deixaram de existir antes mesmo de serem mostradas, enquanto as esculturas em metal na parede permanecem chumbadas em um contraponto ao fantasma do atropelo, da fragmentação continua e do apagamento desse alfabeto de rua.

Em sua pesquisa e atuação na arte de rua de mais de duas décadas, o artista aborda a pixação em diálogo com a arte contemporânea, ao trazê-la para o espaço expositivo em um ato de tirá-la do contexto, abordando a abstração ao invés da assinatura e os resquícios ao invés da ação da pixação. Uma reflexão elaborada dessa cultura de vanguarda, contra o status quo, cujo risco incomoda e é fragmentado e apagado, mas que tem sua força estética e seu poder de expressão presente por toda a cidade.

A curadoria é de Gabriela Inui.

Compartilhar: