Exposição TRAVESSIA | Galeria RETINA

Roberta Segura, Alegoria do Encontro, que coloca a coletividade feminina no centro de cenas que nos parecem sempre familiares - Divulgação

A partir de 8 de maio, a RETINA, no centro de São Paulo, apresenta TRAVESSIA, exposição coletiva que reúne obras de oito artistas independentes. A mostra marca o primeiro aniversário do espaço, localizado no 1º andar da Galeria Metrópole, na República. De acordo com os idealizadores, a artista visual Andrea Oliveira e o colecionador Marcos Pais, TRAVESSIA é uma experiência de passagem — um gesto coletivo de escuta, movimento e abertura.

A seleção partiu de um edital aberto, que recebeu inscrições de diferentes regiões do país. O processo foi realizado de forma online, priorizando propostas autorais que articulam uma observação sensível do presente. “A exposição materializa a essência da galeria como lugar de trânsito e transformação. As obras reunidas propõem passagens entre o que fomos e o que ainda podemos ser, entre dores herdadas e possibilidades futuras”, revela Andrea.

Destaques da Mostra:

Entre os destaques da mostra estão os universos ficcionais de Bru Novaes, onde figuras transitam entre o real e o fantástico; e as composições intensamente coloridas do piauiense Lial. Mariana Perissinotto explora a subjetividade feminina em pinceladas que equilibram força e delicadeza. Victor Savarese reflete a tensão de materiais como arames, criando obras que vibram entre a tensão e o equilíbrio. Participam, também, Alessandra Vetorazzi, Paulo Kurazumi, Roberta Segura e Mariana Muraoka.

Compartilhar: