Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre | Aliança Francesa de Porto Alegre

A Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), celebra seus 75 anos de atuação na capital gaúcha (1945-2020), apresentando no Memorial do Rio Grande do Sul uma exposição comemorativa que relembra e comemora estas décadas de atividades. O início da visitação será no dia 11 de março, a partir das 10h, sendo que no mesmo dia, às 20h haverá a abertura virtual, transmitida pelas redes sociais da AFPOA (Facebook e YouTube), divulgando a inauguração oficial. 

Sobre a exposição 

A mostra foi configurada pelo curador convidado, José Francisco Alves, que é Professor e Doutor em História da Arte, com o objetivo de disseminar, ao público geral, a história e a missão empreendida pela Aliança Francesa em Porto Alegre, desde a sua criação, em 1945, até o presente, da seguinte forma: 

1) Na “Sala Múltiplos Usos” serão apresentados três tipos de informação: gráfica, documental e audiovisual. Primeiramente, uma enorme Linha do Tempo, ricamente ilustrada, ano a ano, com atividades realizadas, promovidas e apoiadas pela instituição. Em vitrines distribuídas pelo espaço constarão documentos e iconografia originais da AFPOA. Em um monitor, será apresentado um videodocumentário, produzido especialmente para a mostra, com depoimentos de personalidades, dirigentes, professores, profissionais, artistas e alunos que passaram pela instituição, contribuindo nesta história; 

2) Nas “Salas do Tesouro”, haverá a exposição de um conjunto de aproximadamente 40 obras de arte, intitulado Aliança Francesa em Porto Alegre: Sete décadas de arte, de autoria de 24 artistas (alguns falecidos), que desde a década de 1950 participaram de exposições nas sedes da AFPOA, ou em mostras externas realizadas com a chancela da instituição. São trabalhos em diversas técnicas e linguagens, exemplificativos das várias gerações artísticas, sob autorias de: Alexandre Nadal, Alice Soares, Aloysio Zaluar, Amélia Maristany, Cláudio Carriconde, David Ceccon, Gilberto Perin, Ivandira Dotto Saldanha, Ivo Bender, João Faria Vianna, Joaquim da Fonseca, Leandro Machado, Letícia Lopes, Lia Achutti, Maria Nazaré Melo, Maria Tomaselli, Paulo Porcella, Plínio Bernhard, Regina Silveira, Sueli Ana Kelling, Trindade Leal, Vasco Prado, Yeddo Titze e Zorávia Bettiol.

Compartilhar: