Evgeny Solomonovich Itskovich | Centro Cultural Vale Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM traz para o mundo virtual, a partir de terça (23/02), a vídeo-performance ‘Afresco de Outono’. A produção audiovisual apresenta um olhar experimental sobre a obra do artista russo Evgeny Solomonovich Itskovich (ECI). Com formato híbrido, o vídeo propõe a reflexão sobre os ciclos da vida e da natureza, a partir das experiências familiares do artista russo.

Em parceria com o CCVM, os criadores do filme usaram as ferramentas do cinema para ampliar o acesso e fruição das 84 telas criadas para ilustrar o poema homônimo. A atração é um dos destaques da programação deste mês do CCVM e compõe a exposição virtual disponível no site da instituição. “Produzir formas alternativas e experimentais para difusão de conteúdo é essencial para o contexto em que estamos vivendo. É necessário pensar os limites do audiovisual enquanto dispositivo, para poder extrapolá-lo e propor novas maneiras de fruição”, observa Gabriel Gutierrez – Diretor e Coordenador Artístico do CCVM.

‘Afresco de Outono’ conta com a atuação da esposa e filhos de ECI. A direção é de Áurea Maranhão, que conduziu o projeto de pesquisa e montagem como um mergulho no poema e nas pinturas do artista. “Quando trouxemos as obras para dentro da sala de ensaio, pudemos perceber como aquelas imagens se uniam ao poema e como o poema se traduzia nelas. Isso contribuiu para a elaboração do roteiro, além de facilitar profundamente o processo de criação dos performers, que conseguiram trazer, para o corpo, a emoção do poema”, conta Áurea.

Com exposições virtuais, mostras de cinema, apresentação de dança e diversas rodas de conversas (abertas ao público), o CCVM divulga o trabalho de artistas locais para além do Maranhão e proporciona um ambiente de trocas de experiências entre a produção cultural maranhense e o que está acontecendo no Brasil. A programação pode ser acessada no canal do Youtube do CCVM – https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao .

Compartilhar: