EVERSON FONSECA | GALERIA DEZOITO

Em sua última exposição de 2023, a Galeria Dezoito apresenta a mostra Míticos, individual do artista visual Everson Fonseca que fica em cartaz até o carnaval de 2024. Com uma técnica extremamente precisa e apurada, desenvolvida através dos mais de 40 anos de carreira, a exposição é composta por 20 obras do artista entre telas e esculturas.

Considerado um dos artistas brasileiros que mais dominam a técnica da tinta a óleo, suas pinturas chegam a levar até 3 meses para ficarem prontas, devido a necessidade das camadas secarem para que as cores não se misturem.

Para pintar suas obras, o artista utiliza pigmentos puros, que são a base para desenvolver suas paletas de cores, criadas por ele próprio. Além de possibilitar uma cartela infinita de tonalidades, seu uso torna sua obra ainda mais única, pois como em uma receita, ele teria o domínio sobre suas variações.

A mostra apresenta seres imaginários, chamados Míticos, que representam a interpretação do artista sobre o transcendental e o onírico. É possível ver nesses seres a fusão dos reinos animal, vegetal e mineral, em uma tradução da existência de nós e de tudo que temos ao nosso redor.

“Eu crio esse mundo, pois é como eu interpreto o que eu vejo, quase como num sonho acordado. É incrível como as pessoas reagem quando olham para minha obra, como se conectassem com os seres que estão ali, mesmo nunca tendo os visto, pois eles são como eu os enxergo. Eu não sou explícito naquilo que eu crio, mas minha criação passa algo e cada um terá sua forma única de ver esse algo.”  Everson Fonseca.

Predominantemente figurativas, as obras inspiram-se no clássico e abraçam o surrealismo indo para o contemporâneo. A influência da música clássica, que permeia o dia a dia do artista, se faz presente nas suas obras como uma aura, aparecendo nas molduras, na postura dos seus personagens e nas suas vestimentas.

A pintura é seu ambiente natural, mas recentemente, Everson descobriu o desejo de transpor a tela e transformá-la em objeto. Este desejo desenvolveu uma pesquisa paralela do artista sobre o seu próprio processo de criação, gerando mais etapas, em uma busca lúdica entre a arte e o “eu”.

Na mostra Everson Fonseca: Míticos, o artista convida o espectador a conhecer, sem pretensões narrativas, as figuras místicas por ele criadas.

 

Compartilhar: