Escrever o livro do mundo | Sesc Ramos

mario@grisolli.net

Mostra coletiva inédita propõe uma nova leitura da linguagem através da arte O Sesc Ramos tem o prazer de apresentar a exposição Escrever o livro do mundo, que estará em cartaz de 12 de setembro a 17 de novembro de 2024. A mostra foi contemplada pelo Edital de Cultura Sesc RJ 2024 e propõe uma imersão inédita na obra de três artistas:
Andréa Hygino, André Vargas e Rafael Amorim. Com trabalhos que exploram a linguagem em diferentes suportes, a exposição convida o público a refletir sobre a função da escrita e da fala em nossas vidas, além de buscar expandir os limites de uma ideia formal de escrita para pensar e vislumbrar novos caminhos. A coletiva é produzida pela Atelier Produtora, e conta com curadoria do pesquisador e poeta Thiago Grisolia.

Os artistas, oriundos de diferentes bairros do Rio de Janeiro, trazem em suas obras uma perspectiva única sobre a linguagem no campo das artes visuais. De acordo com o curador, Thiago Grisolia: “A exposição surge da forte relação que a modernidade estabeleceu entre o mundo e o livro, com projetos que pretendiam ler o mundo como a um livro, decifrando-o.”

A artista Andréa Hygino, de Anchieta, se utiliza da palavra advinda do contexto da educação, sobretudo, com na obra "Poemas para ler de boca cheia ou Jantar para Carolina" (2023), composta por cadernos escolares pautados e macarrão de sopa de letrinha. André Vargas, do Méier, desafia as normas linguísticas através da pintura "Pretupyguês" (2023). Rafael Amorim, de Santíssimo, combina a sua experiência como poeta e artista visual em uma série de obras, dentre elas, "Presente/Faltou" (2024), que utiliza carimbos para refletir sobre a ideia de
presenças e ausências, também partindo do ambiente escolar como mote. “Aqui, vemos três artistas que propõem não leituras do velho mundo, mas novas possibilidades de escrever o mundo – estabelecendo assim novas gramáticas e, cada um a seu modo, procurando reescrever a história”, comenta Thiago Grisolia.

Na abertura, que ocorrerá no dia 12 de setembro às 18h, haverá uma visita guiada com os artistas e o curador, oferecendo ao público a oportunidade de entender mais profundamente o processo criativo e as ideias que permeiam a exposição. Com classificação livre, Escrever o livro do mundo é uma oportunidade única para o público de todas as idades se envolver com
uma arte que é, ao mesmo tempo, íntima e universal, refletindo sobre a educação, a reinvenção dos espaços e as novas formas de dizer e escrever o mundo.

Compartilhar: