Encontro com Acervos | Museu do Ipiranga

A cada dia mais perto de sua reabertura, o Museu do Ipiranga pretende trazer um prenúncio do que o público irá encontrar em 2022 com o lançamento da série audiovisual Encontro com Acervos. Realizados durante a pandemia, os vídeos trazem alguns objetos que estarão em destaque nas novas exposições. Por meio de entrevistas com historiadores, além de recursos gráficos, fotos e documentos de arquivo, a obra apresenta de forma lúdica e didática peças que falam de diferentes contextos históricos do Brasil. Complementando o conteúdo, os vídeos trazem informações sobre as obras de reforma e ampliação do prédio histórico.

No primeiro episódio, lançado no dia 31 de março, o historiador José Rogério Beier apresenta “o computador compacto mais antigo do mundo”: o astrolábio. Este exemplar de bronze, pertencente ao século 19, reunia funções como precisar a localização geográfica a partir das estrelas, definir a hora e intervalos de tempo, bem como medidas, tanto para alturas quanto profundidades. Em 2022, o astrolábio será exibido na exposição Territórios em Disputa, com uma cópia em resina disponível para manuseio do público, contribuindo para a acessibilidade da mostra. Assista aqui!

Sempre às quartas-feiras, às 18h, a série traz ainda episódios sobre uma chocadeira movida a querosene, de 1923, e o que ela traz de informação sobre os interiores domésticos deste período; diferentes peças de louça da primeira metade do século 20, e um pouco da história desta indústria no Brasil; e uma moldura em madeira de 1904, usada no retrato fotográfico em tamanho natural de Santos Dumont, para a Exposição Universal em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. O objeto nos revela informações tanto sobre a história de vida do inventor quanto sobre a política externa do país na época.

Criada em 2017, a série de palestras Encontro com Acervos acontecia mensalmente, no auditório do Museu, e apresentava as diferentes linhas de pesquisas realizadas no acervo do Museu do Ipiranga. Com um público assíduo e transmissão via USP TV, os encontros presenciais ampliavam o conhecimento sobre os acervos, contribuindo para a disseminação da produção acadêmica da instituição. Agora, em sua primeira versão digital, a série tem produção da AWA Criativa e pós-produção da Criollo Filmes.

Programação Encontro com Acervos

Sempre às quartas-feiras, às 18h, via YouTube

31/03 | Episódio 1: Astrolábio – Com José Rogério Beier
07/04 | Episódio 2: Chocadeira – Com Maria Eugênia Ferreira Gomes
14/04 | Episódio 3: Louças – Com José Hermes Martins Pereira
21/04 | Episódio 4: Moldura – Com Rogério Ricciluca Matiello Félix
Compartilhar: