Ekkehard Grote | Mosaico Fotogaleria

A Mosaico Fotogaleria, localizada em Vitória, Espírito Santo, apresenta a exposição “Zeitgeist – Espírito do Tempo”, do fotógrafo alemão Ekkehard Grote. A mostra traz uma seleção de 20 imagens que foram produzidas nas décadas de 80 e 90 na Europa, América Latina e Estados Unidos.

O curador da exposição, o artista visual André Arçari, ressalta que os assuntos registrados pelas lentes de Grote atravessam um grande espectro visual. Na Berlim Ocidental, um rosto policial alemão em contra-plongée (foto produzida de baixo para cima) que não posa para a imagem. Em Nova York, Grote foi atrás do controverso político norte-americano Richard Nixon.

Em Roma, captou a imagem do carismático Papa João Paulo II. Figuras desconhecidas em dupla exposição na paisagem urbana. Janelas de um prédio na Berlin Oriental com vista para algum lugar próximo à Rotes Rathaus, a sede da Prefeitura da RDA. O portão de Brandenburgo em estourada contraluz.

“Figuras centrais desfocadas e fundos em foco enquadrados das mais variadas formas. Imagens estranhas às regras canônicas da composição com seus assuntos de enquadre ora cortados e deslocados. Acontecimentos desviantes, erráticos. Transeuntes em ritmo de passagem. Eremitas espanhóis em peregrinação. Jogos de ângulos e luzes frente à arquitetura da cidade revelam prédios, como as icônicas Torres Gêmeas, que hoje não existem mais, ou recortes da arquitetura de São Paulo”, descreve Arçari.

Segundo Gabriel Lordello, da Mosaico Fotogaleria, as obras que fazem parte da exposição “Zeitgeist – Espírito do Tempo” são cópias analógicas originais, ampliadas em laboratório pelo próprio artista, na Alemanha.

“O trabalho de Ekkehard Grote é belíssimo e sua história com a fotografia e o audiovisual também. Este ano ele completou 60 anos de idade, 40 deles dedicados à fotografia. E aproveitamos esse momento para trazer sua arte novamente para o Espírito Santo”, explicou Lordello.

Compartilhar: