Edith Derdyk | Galeria ARTEFORMATTO

A artista visual Edith Derdyk apresenta a mostra solo LINHA DE CHAMADA, a partir de 16 de outubro de 2021 às 10h, na Galeria ARTEFORMATTO, no Jardim Paulistano, em São Paulo. A exposição conta com ensaio escrito pela crítica de arte Maria Hirszman.

A série de trabalhos inéditos, realizados entre 2020 e 2021, surgem a partir de uma pesquisa da artista sobre a Geometria Descritiva, técnica desenhística que surge em meados do final do século XVIII, provocando um impacto no desenvolvimento tecnológico na época da Revolução Industrial, por facilitar a visualização de objetos fabricados e sua sistematização.

O nome da exposição LINHA DE CHAMADA é derivado de um enunciado utilizado pela Geometria Descritiva – o segmento que une as duas projeções de um ponto e é sempre perpendicular à Linha de Terra – bem como todos os trabalhos apresentados entre instalações, desenhos e objetos – Épura, Linha de Terra, Alfabeto da Reta.

LINHA DE CHAMADA “especula sobre a os métodos de representação de funcionamentos maquínicos, movidos por uma certa razão insana, frutos da abstração calcada na observação do real e sua projeção no modo de produzir objetos industriais, avalizando um modo de pensar a própria vida”, afirma a artista, que já escreveu vários livros sobre desenho.

Compartilhar: