Ecológicas | Art Focus Latin America | Zipper Galeria

Ecológicas é uma exposição realizada pela Art Focus Latin America, a primeira associação de galerias de arte das Américas, formada por galerias da Argentina (Pabellón 4 Arte Contemporáneo), Brasil (Zipper Galeria), Colômbia (Policroma), México (Quetzalli) e Os Estados Unidos (RoFa Projects).

Art Focus Latin America, como o primeiro coletivo de galerias de arte nas Américas, busca promover o desenvolvimento da arte das Américas em conjunto, de forma totalmente colaborativa e em nível global.

Juan José Santos escreve o texto curatorial da exposição. Santos é crítico de arte, curador, editor e pesquisador. Especializado em arte latino-americana, é também doutorando na UAM da Espanha, que está concluindo com menção internacional na PUCSP (Brasil). Seu trabalho de doutorado se concentra em museus alternativos na América Latina. É autor dos livros Curaduría de Latinoamérica I (Cendeac), Curaduría de Latinoamérica II (Cendeac), Juicio al Postjuicio (O que é crítica de arte hoje) (Ministério da Cultura) e Gran Sur (Co-autor. Subdirección General de Bellas Arts ) Ele é o fundador, diretor e editor da plataforma de crítica de arte Art on Trial.

Art Focus Latin America elege como eixo temático da Ecológicas a relação do ser humano com a natureza para refletir sobre nossas ações com o meio ambiente e promover uma cultura responsável, que ajude a valorizar e educar por meio da arte, a entender que os recursos naturais não são infinitos e como é lógico ser ecológico.

Com esta exposição, cinco galerias e onze artistas se juntam sob “a estética e a ética, que caminham juntas nesta abordagem que visa nos fazer pensar, do ponto de vista, a ecologia”, como afirma Juan José.

Compartilhar: