DUDI MAIA ROSA | INSTITUTO LING

O Instituto Ling recebe a exposição Desde a Tona, que reúne trabalhos recentes ou nunca mostrados do artista paulistano Dudi Maia Rosa. Com curadoria de João Bandeira, a mostra apresenta 23 obras criadas entre 2007 e 2023, a maior parte delas resinas, além de pinturas da série Cábulas, esculturas em metal e trabalhos em relevo feitos com diferentes materiais.

Com uma trajetória de mais cinco décadas de trabalho artístico, documentado em publicações e textos de importantes críticos de arte, a produção de Dudi Maia Rosa se destaca pelo caráter experimental de suas obras, sobretudo pela utilização de técnicas e materiais diferenciados. Uma das principais marcas de sua produção são as superfícies cromáticas feitas em resina de poliéster e fibra de vidro, apelidadas pelo artista de resinas, uma técnica pioneira cuja espessura das camadas coloridas ou translúcidas resulta em diversas formas de captação da luz.

Na galeria do Instituto Ling, o público encontra nas resinas referências vindas da história da arte, como, por exemplo, as pinceladas, o grafismo, as listras, a iconografia simbólica e a apropriação de imagens de fontes diversas, entre elas musas do cinema como Monica Vitti e Odete Lara. Ao lado dessas obras em grandes dimensões também estão pequenos trabalhos que, além da apropriação, exploram formas na fronteira entre o reconhecível e o abstrato.

Compartilhar: