Dudi Maia Rosa | Carbono Galeria

Dudi Maia Rosa, Jr, 2021

O Pequeno Colecionador chega a sua terceira edição. Este ano apresenta, junto à Carbono Galeria e Galeria Millan, “Quem era eu”: uma exposição individual do artista Dudi Maia Rosa.

A mostra reúne um grupo de trabalhos inéditos iniciados no começo dos anos 90. Uma reinvenção feita a partir de peças que fazem parte das memórias de crianças de várias gerações e ainda hoje disponíveis no mercado, provocando encontros surpreendentes.

Estamos diante de construções cromáticas de blocos de plástico que aproximam de forma inusitada o repertório da arte ao universo do brinquedo. Interessado no processo construtivo dessa operação, Dudi nos deixa ver que esse mecanismo de transposição é uma marca recorrente de seu trabalho.

No título da mostra, Quem era eu, “q-ue-m” é o sujeito da frase e contém um eu invertido.
O “eu”, nessa formulação, perde o protagonismo da ação, assim como sua unicidade. Apesar da ausência da interrogação, Quem era eu traz implícitas algumas perguntas: afinal, como separar o objeto de arte do artista que o produz? Quanto o artista carrega de suas primeiras experiências da infância? O que persiste na passagem da infância para a vida adulta?

Com seus objetos aparentemente despretensiosos, Dudi nos confronta com uma sofisticada estratégia de inversões. A pintura que se forma a partir de um molde industrial, um brinquedo que se monta e se desmonta, em um movimento contínuo e repetitivo, até ser interrompido. Seria esse instante, esse corte, o momento da arte?

Um jogo de muitas perguntas, mas sobretudo, um jogo dentro de um jogo. Talvez seja isso o que Dudi nos propõe.

Dudi Maia Rosa, Impromptus, 2021

SOBRE O PEQUENO COLECIONADOR

O Pequeno Colecionador é um grupo formado por Artur Lescher, Mariane Klettenhofer e Paula Azevedo. O trio busca pensar sobre a arte e a experiência do brincar em suas diversas formas, histórias e culturas. Atua fazendo pesquisa, promovendo encontros brincantes, propondo atividades educativas online, organizando exposições e comercializando brinquedos feitos por artistas.

Compartilhar: