Imagine reunir 80 artistas conceituados e atuantes para realizar uma ação de generosidade para uma instituição pública? Esse é o objetivo da DOAÇÃO D! , exposição que abre no dia 24 de abril na Galeria Zagut, situada no Shopping Cassino Atlântico, com artistas contemporâneos que realizaram duas obras, uma para a exposição que estará à venda com valor acessível e outra que será doada para a instituição Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Tudo começou em 2017 com a tese de pesquisa do mestrado de Museologia do artista Augusto Herkenhoff, que desde 1992 é freqüentador assíduo da Biblioteca Nacional na divisão de iconografia. Augusto sempre pesquisou o acervo de papel e percebeu que não havia registros e nem obras contemporâneas. “A Biblioteca Nacional é um grande centro de pesquisadores que possui obras raríssimas e belíssimas bem conservadas. São fotos, gravuras e desenhos como a famosa coleção Jazz de Matisse, gravuras de Goeldi, Goya, Piranesi e Dürer”, diz Augusto.
Fora isso, vale ressaltar, que existe um acervo da iconografia na Biblioteca Nacional que foi digitalizado com obras muito raras para não se deteriorarem no manuseio e também facilitar o acesso na coleção em qualquer parte do mundo. Mas, apesar do acervo ter grandes obras, continua deficiente de arte contemporânea.
Isabela Simões, esposa e sócia de Augusto na Galeria Zagut, teve a idéia de organizar uma exposição onde o suporte seria o papel com artistas contemporâneos onde eles pudessem não só doar trabalhos para enriquecer o acervo da Biblioteca Nacional, como também clocar à venda um trabalho de sua autoria na exposição com preço consciente e justo. “ Queremos também dar valor a esses artistas que estão fazendo um ato de generosidade em doar seu trabalho para uma instituição pública”, diz.
A idéia de Augusto foi de reunir bons artistas principalmente para quem quer começar uma coleção com preços acessíveis. “ Queremos possibilitar o diálogo com a arte contemporânea dentro do acervo da Biblioteca Nacional”, explica.
O primeiro a aceitar o desafio foi a artista Anna Bella Geiger, que apesar de já ter alguns trabalhos comprados para o acervo da Biblioteca, gostou muito do projeto e entrou com uma doação. De lá pra cá, nomes como Alexandre da Costa, Dani Dacorso, Alex Hamburguer, Cildo Meirelles, Arthur Omar, Alexandre Mury, John Nicholson, Lia do Rio, Ronald Duarte, Siron Franco, Simone Michelin, Suzi Coralli, Ursula Tautz e Vicente Estrada, são alguns dos oitenta artistas que aceitaram a proposta.
80 ARTISTAS:
Alex Hamburger
Adriana Tabalipa
Alexandre Dacosta
Augusto Herkenhoff
Anna Bella Geigher
Anna Braga
Atherino
José Roberto Aguillar
Alexandre Mury
Angela Parente
Bosco Renaud
Caroline Valansi
Clara Cavendish
Carlos Cesari
Dani Dacorso
Deneir
Debora Steinhaus
Daniel Feingold
Eduardo Mariz
Elaine Pauvolid
Fernanda Junqueira
Fernando Mendonça
Fernando Brum
Frederico Dalton
Gerardo Vilaseca
Guilherme Secchin
Helen Pomposelli
Hilton Berredo
Isaura Pena
Jorge Duarte
Jorge Barata
Joel Gama
Julio Leite
John Nicholson
João Saboia
Jorge Cerqueira
Juliano Guilherme
Julio Leite
Luis Christello
Lando Faria
Lia do Rio
Licia Teixeira
Lucia Vilaseca
Luciano Vinhosa
Leonardo Videla
Marcus André
Marilou Winograd
Marco Antonio Portela
Mayra Rodrigues
Molica
Martha Pires Ferreira
Nilton Pinho
Neno del Castilho
Oswaldo Carvalho
Paloma Ariston
Ronald Duarte
Raimundo Rodriguez
Renato
Raul Leal
Ricardo Newton
Roberto Tavares
Robinson de Oliveira
Rogerio Reis
Rubens Pileggi
Siron Franco
Simone Michelin
Suzi Coralli
Sergio Torres
Sheik
Teresa Stengel
Ursula Tautz
Vicente Duque Estrada
Zé Igino