Djanira | CAIXA Cultural RJ

A partir do dia 5 de janeiro, a CAIXA Cultural RJ apresenta a exposição Djanira, um panorama da Coleção Museu Nacional de Belas Artes, um recorte expressivo das mais de 800 obras do acervo de Djanira da Motta e Silva, sob curadoria de Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. Nascida em Avaré, no interior de São Paulo, em 1914, a artista é considerada um dos expoentes do movimento artístico modernista no Brasil. Nesta individual, serão reunidas 100 obras do MNBA, entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes, com ênfase em questões fundamentais da sociedade brasileira, como o trabalho, a religião e o lazer, interpretados e retratados por ela com curiosidade antropológica e lirismo. A produção está a cargo da Artepadilla e poderá ser visitada até 24 de março de 2024.

Como o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos lembra, Djanira da Motta e Silva pode ser considerada uma artista fundamental do cenário da arte brasileira do século XX, não só porque desenvolveu uma linguagem, a um só tempo, própria e universal, mas também por sua obra ter abordado e refletido sobre questões essenciais da formação sociocultural do país. Não por acaso, esta tem sido cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente nas últimas décadas. Sua trajetória artística, no entanto, ainda não se encontra suficientemente documentada e conhecida para que se avalie com o devido embasamento histórico a singularidade de suas contribuições.

A ampla coleção de seus estudos e trabalhos pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes, constituída sobretudo pela doação feita por seu viúvo, José Shaw da Motta, em 1984, permite compor um panorama de sua obra, abarcando a grande maioria dos temas privilegiados por ela e os diferentes meios e técnicas de que se valeu ao longo de sua trajetória artística. Desse modo, apresentar parte significativa dessa coleção ao público de diferentes cidades brasileiras pode tornar mais conhecida a sua trajetória artística e contribuir para pesquisas sobre a sua produção plástica em diferentes campos.

 

 

Compartilhar: