No dia 27 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19h30, estreia com coquetel para convidados no Casarão Gastronômico do Top Market, em Florianópolis, a exposição: “Vinho Novo”, do artista visual e empreendedor social Diego dos Santos. A exposição ocupará quase toda área interna, com uma obra especial disposta na parte externa do casarão gastronômico que conquistou a capital catarinense, consolidando-se também como o principal street mall da cidade. O espaço foi cuidadosamente planejado para manter o prédio original, e que hoje é tombado como patrimônio histórico de Florianópolis.
“Vinho Novo” é uma exposição que nos convida a refletirmos no que nosso coração tem realmente bebido. Comparando o ser humano com um recipiente armazenador de bebidas, que recebe e também dá de beber aos outros. Dentro desta perspectiva e pesquisa, o artista Diego dos Santos convida o público para avaliar o que de fato sacia sua sede interior e o que ele busca para saciá-la. Levando em consideração a necessidade humana em ter e dar amor, aceitação, pertencimento, valorização e alegria que muitas vezes passam despercebidas, em meio a corrida insana da vida cotidiana.
O vinho novo, mencionado pelo artista retrata a pureza advindas de um relacionamento íntimo com a espiritualidade, a conotação ao cristianismo, a água transformada em vinho, um novo vinho derramado, que apenas poderá ser armazenados em odres novos. A parábola do Vinho Novo em Odres Velhos, é um par de parábolas contadas no Novo Testamento da bíblia. O odre velho já endurecido não tem mais elasticidade, se receber vinho novo, os gases produzidos pela fermentação rompem com o odre. Odre novo, tem elasticidade suficiente para receber o vinho que ainda continua a se fermentar e suporta os gases da fermentação sem se romper. Odres novos, tem haver com novos formas, reformando formas, não abandonando a essência, uma ação que promove a vida, saúde e crescimento, uma ação que una qualidade à quantidade.