Denise Milan e James Choi | MAM São Paulo

O cineasta americano James Choi estará no Brasil em dezembro para lançar seu novo documentário, Engage Earth (Espetáculo da Terra©), baseado no trabalho de arte-educação desenvolvido pela artista plástica Denise Milan. O curta, que estará participando de vários festivais internacionais, será exibido no Museu de Arte Moderna de São Paulo em um evento especial que celebra os 10 anos do projeto Espetáculo da Terra©, criado pela artista e desenvolvido nas comunidades de São Paulo. Além da estreia do documentário de Choi, haverá também o lançamento do CD Vidas Preciosas de Heliópolis, com a participação das crianças envolvidas no projeto, junto com o grupo de Hip-Hop Avante – O Coletivo, a partir do libreto da Ópera das Pedras de Denise Milan.

Foram 10 anos de um trabalho intenso e criativo que já impactou mais de 15 mil crianças, sobretudo em Heliópolis, e envolveu uma equipe multidisciplinar para a formação de professores e o acompanhamento das atividades. Ao longo desse tempo, o projeto contou com a participação e o apoio de várias organizações, como o SESC, artistas como Badi Assad, Marina de La Riva e Júnior Almeida, além do belíssimo trabalho da UNAS na realização do projeto na comunidade e nos CCAs (Centro de Crianças e Adolescentes) de Heliópolis.

Para a artista, Denise Milan, o evento é o coroamento de uma experiência que vem inspirando crianças e jovens a se reconectarem com o planeta e valorizarem suas “vidas preciosas”.

“À medida que o mundo se torna cada vez mais fragmentado”, avalia James Choi, “devemos nos lembrar de nossas origens comuns aqui nessa magnífica pedra azul que chamamos de Terra e o trabalho de Denise Milan com as pedras serve como lembrete essencial desse movimento de reconexão. Trazer a história das pedras para os filhos de Heliópolis e de outras comunidades de São Paulo, através do Espetáculo da Terra©, foi um tremendo sucesso. A conexão das crianças com os seres do mundo mineral abriu sua imaginação para essas possibilidades compartilhadas e ampliou sua percepção de que os obstáculos fazem parte da vida e da Natureza, e que eles também podem superar. Este pequeno exemplo brilhante de esperança pode florescer se continuarmos a apoiar tais empreendimentos em comunidades como Heliópolis e em todo o mundo. Não há nada mais forte que a imaginação de uma criança. A arte tem uma maneira de inspirar poder dentro das crianças. As histórias das pedras fornecem uma plataforma singular para falar com elas sobre temas como meio-ambiente, amor e vida compartilhada. Podemos usar as lições das pedras para despertar as crianças, que são nosso futuro. E, claro, não apenas as crianças, mas adultos também são impactados pela força dessa mensagem. É hora de ouvir e agir. A hora é agora”, completa.

A celebração dos 10 anos do projeto Espetáculo da Terra©, realização da Denise Milan Produções Artísticas e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, conta com a parceria de Avante – O Coletivo e UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região e o apoio de Banco Fator – por meio do projeto Fator Talento –, Galeria Lume, Quantix e Sesc São Paulo.

Compartilhar: