CREATIVE COMMONS E A DISPONIBILIZAÇÃO DE ACERVOS CULTURAIS NA INTERNET | MUSEU DA CIDADE

Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos, oferece licenças de direitos autorais gratuitas e fáceis de usar para criar uma maneira simples e padronizada de dar ao público a permissão de compartilhar e usar seu trabalho criativo.
Além de abordar todos os assuntos pertinentes ao Creative Commons, como podemos aplicar em nossas instituições de memórias, a fim de resguardar a história por meio dos originais e ao mesmo tempo disseminar a informação por meio dos arquivos digitais, Juliana Monteiro trará também informações de colaborar do CC Brasil e como obter e qual licença é melhor para sua instituição.

A ideia do acesso universal à pesquisa, educação e cultura é possível graças à internet, mas os nossos sistemas jurídicos e sociais nem sempre permitem que essa ideia seja colocada em prática. Os direitos autorais foram criados muito antes do surgimento da Internet, e podem dificultar a execução de forma legal de ações que tomamos como certas na rede: copiar, colar, editar fonte e publicar na rede.

As ferramentas fornecem a todos, de criadores individuais a grandes empresas e instituições, uma forma simples e padronizada para manter seus direitos autorais enquanto permitem determinados usos de seu trabalho – modelo de “alguns direitos reservados” aos direitos de autor – o que torna seu conteúdo criativo, educacional e científico instantaneamente mais compatível com todo o potencial da Internet.

Sobre a Palestrante
Juliana Monteiro, formada em Museologia, museóloga pela UFBA, com especialização em Gestão Pública pela FESP-SP e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Trabalhou como museóloga do Museu da Energia de São Paulo (2007- 2008); Posteriormente, foi gestora do Núcleo de Preservação do Museu da Imigração de São Paulo (2015-2016). É membra do COMCOL-ICOM e do conselho consultivo do ICOM Brasil. É representante nacional da empresa Sistemas do Futuro. Coordenadora da área de projetos com instituições de memória do capítulo brasileiro do Creative Commons. Já atuou na articulação entre projetos Wikimedia e instituições culturais, como membra do Grupo Wiki Educação Brasil. Foi embaixadora regional para países da comunidade lusófona da campanha internacional Arte+Feminismo 2019 e 2020.

Compartilhar: