Conversa “Perspectiva Internacional do Fotoclubismo no Foto-Cine Clube Bandeirante”

Ademar Manarini, Walkway - Plaza Ana Rosa (Passarela - Largo Ana Rosa), cerca de 1950 | Coleção Itaú | FOTO: Humberto Pimentel / Itaú Cultural

Estão abertas as inscrições, via Sympla, para o público participar da conversa Perspectiva Internacional do Fotoclubismo no Foto-Cine Clube Bandeirante, com Sarah Meister, diretora executiva da Aperture e ex-curadora do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). A mediação é do curador e pesquisador do tema, Rubens Fernandes Junior.

Realizada pelo Itaú Cultural, a live acontece no dia 19, das 17h às 18h30, e conta com 300 vagas. O bate-papo terá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tradução simultânea do inglês para o português.

A conversa ocorre um pouco depois da abertura da exposição Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946-1964, no MoMA, inaugurada no dia 8 de maio, que conta em seu catálogo com fotos da Coleção Itaú Cultural. O livro está disponível para compra em: https://mo.ma/2S0rdXX. As ações buscam iluminar e resgatar essa produção dentro das histórias internacionais do meio artístico.

Sarah e Rubens exploram com o público, assim como a mostra, as conquistas criativas do Foto-Cine Clube Bandeirante (FCCB) de São Paulo, um grupo de fotógrafos cujos trabalhos ambiciosos e inovadores incorporaram a originalidade da cultura brasileira do pós-guerra. Embora seu trabalho tenha sido anunciado ao redor do mundo entre as décadas de 1950 e 1970, sua presença no circuito artístico internacional foi reduzida. Nos anos recentes, a fotografia modernista tem novamente ganhado projeção nacional e internacional.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/perspectivas-internacionais-do-fotoclubismo-no-foto-cine-clube-bandeirante__1208658

Sarah Meister | FOTO: Naima Green

Coleção Itaú Cultural

A instituição disponibiliza, no Google Arts & Culture (https://bit.ly/3aJaPSq), a mostra virtual Fotografia Modernista Brasileira, que apresenta uma seleção de 70 obras de 25 artistas pertencentes à Coleção Itaú Cultural, que reúne 160 obras de 38 artistas no total. A mostra virtual traz também verbetes, vídeos e informações sobre o Foto-Cine Clube Bandeirantes.

 

Compartilhar: