Contramemória | Theatro Municipal de São Paulo

Lançada em setembro de 2021 para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila já conta com mais de 500 eventos realizados no Brasil e até no exterior, como Estados Unidos, Portugal e Argentina, que celebram um dos momentos mais importantes da arte em nosso país. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Na próxima segunda, dia 18 de abril, o Theatro Municipal de São Paulo abre a exposição “Contramemória”.

Com curadoria de Jaime Lauriano, Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Meira Monteiro, “Contramemória” traz uma releitura e tradução crítica da Semana de 22 e seu ambiente cultural e político. Assim, até 5 de junho será possível conhecer obras contemporâneas, como rever aquelas pertencentes ao Acervo Modernista do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Entre os modernistas presentes na exposição, estão Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho. Já os artistas contemporâneos são Ailton Krenak, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Adriana Varejão, Mídia Ninja e Val Souza.

Compartilhar: