A Abapirá, espaço independente de arte no Centro do Rio, promove uma conversa em torno da mostra “Debaixo da terra, um segredo canta”, de Bia Monteiro, em exibição no local. No evento, a artista conversa com Martina Davidson, pesquisadore interespécies, num bate-papo que propõe atravessar as camadas entre o visível e o invisível, onde corpo, território e outras formas de vida se reconhecem como parte de uma mesma trama. O evento, batizado de “Constelar o Invisível: vidas mais-que-humanas que também criam mundos”, acontece no dia 1º de novembro, sábado, às 16h30, com entrada franca.
Com curadoria de Claudio Oliveira, a mostra de Bia Monteiro na Abapirá apresenta obras inéditas da artista conhecida por um trabalho que entrelaça escultura, imagem em movimento, fotografia e desenho. As obras foram inspiradas em uma viagem dela pela Caatinga, atualizando suas investigações sobre a relação entre corpo e paisagem, incluindo desenhos e objetos que falam de seres despercebidos e do encontro entre formas e matérias.
Com uma prática marcada por uma profunda relação com a natureza, Bia Monteiro é uma artista multidisciplinar carioca que realiza uma investigação poética sobre corpo e paisagem, matéria e memória, presença e impermanência. Martina Davidson é doutore em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFRJ), membre do Laboratório de Ética Animal e Ambiental (UFF) e da Revista Latino-americana de Estudos Críticos Animais. A exposição “Debaixo da terra, um segredo canta” na Abapirá fica aberta até 6 de novembro de 2025.

