CONFLUÊNCIAS | MUSEU DE ARTE DO RIO

Museu de Arte do Rio inaugura instalação artística produzida por professores da rede pública

A terceira edição do MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, polo de pesquisa, produção e disseminação de conhecimento do Museu de Arte do Rio, vai promover o lançamento de Confluências – entre ruas, escolas e museus, uma instalação artística com peças sonoras e videoperformance produzidas por professores de escolas públicas.

Durante o projeto de residência artístico-pedagógica, seis professores bolsistas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro desenvolveram narrativas através da educação em seu campo simbólico e físico onde acionaram diversos sentidos da arte, em um trajeto construído em conjunto. As experiências coletadas em suas escolas e cotidianos, abordando os desafios que atravessam o fazer docente, vão estar expostas na galeria ao lado da Biblioteca do MAR. A edição do MAR nas Escolas 2023 contou ainda com a participação do artista Raphael Brunet, conhecido nas redes como @cansadodainternet, que atuou como estimulador de experimentações artísticas junto aos educadores.

“A residência artístico-pedagógica MAR nas Escolas chega à terceira edição e tem como desejo realizar junto a Alessandra, Jamilly, Leo, Fernanda, Monique e Pam  – professores da maior rede de ensino da América Latina  –  o exercício de escutar. Quais corpos são esses que ocupam as escolas, os museus, as cidades? Quais histórias que trazem? Escutar para provocar, escutar para experimentar, escutar para movimentar. Escutando nos permitimos afetar pelos ruídos e barulhos desses espaços-tempo não só através da mecânica do ouvir, mas escutar através dos diversos sentidos. Hoje, no entanto, o simples ato da escuta é revolucionário.”, afirma Patrícia Marys, gerente da Escola do Olhar. Na inauguração de Confluências, haverá a participação de todos professores e professoras da edição passada e atual e dos artistas convidados Raphael Brunet, conhecido como @cansadodainternet e Mariana Maia, esse dia, haverá uma roda de conversa e visita mediada no espaço. A entrada é gratuita e sujeita  à lotação.

Entre os objetivos do Museu de Arte do Rio estão: oportunizar as trocas contínuas e constantes e fomentar o acesso à cultura e à educação através das atividades realizadas pela Escola do Olhar. “Abrir uma das salas expositivas do MAR e dar voz a professores e professoras do projeto Mar nas Escolas é motivo de orgulho e satisfação. Vislumbramos em nosso horizonte um museu-escola, onde a comunidade escolar não seja passageira nas ações, mas que esteja presente, permanente e protagonizando projetos, ampliamos as narrativas individuais e contribuindo para a valorização da educação brasileira”, conclui Leonardo Barchini, Diretor da Representação da OEI no Brasil.

Compartilhar: