Como nos movemos, como queremos nos mover? | EAV Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage realiza a coletiva “Como nos movemos, como queremos nos mover?”, com trabalhos de artistas em formação.

É uma exposição coletiva proposta pela turma de 25 alunos-artistas, bolsistas do Programa de Formação Gratuito – Exercício Experimental da Liberdade. Pensada como desdobramento das provocações e diálogos com os quatro professores do programa (Camilla Rocha Campos, Fernanda Lopes, Fernando Cocchiarale e Keyna Eleison), a mostra parte da heterogeneidade de um grupo de estudantes em suas muitas narrativas desenvolvidas ao longo de uma caminhada conjunta durante o ano de 2019.

A questão da mobilidade se impõe, tanto por sua implicação prática e social, relacionada a como de fato se chega e se permanece numa escola de artes, quanto por seus desdobramentos poéticos e suas possíveis espessuras como parte da formação de cada pesquisa iniciada ou desenvolvida em aula.

Trata-se de uma exposição-questionamento, contendo um ponto de interrogação necessário em seu enunciado. Os trabalhos que ocupam a Galeria 1 e a Capela do Parque Lage buscam apoio, uns nos outros, para propor uma rede de relação entre estruturas móveis, que não deixam seus deslocamentos simbólicos estratificarem por completo, pois se mostram sempre abertas à dúvida e atentas aos espaços que as rodeiam.

A exposição surge como uma tentativa de que os questionamentos deste grupo apareçam ao público, por uma ampliação dessa dimensão comum. Os trabalhos presentes na exposição discutem, cada um ao seu modo, intensidades embutidas na tarefa de ter de se mover, seja pela cidade, pelos fluxos da vida, ou tentando enfrentar os automatismos e os programas dos modos instituídos do cotidiano.

Compartilhar: