Cleiri Cardoso | Villa Mandaçaia

A Villa Mandaçaia recebe no sábado, 06 de agosto, a individual ritos de água da artista Cleiri Cardoso com curadoria de Valquíria Prates. Nesta mostra estarão presentes os trabalhos em videoarte de Cleiri Cardoso, artista paranaense que, desde 1997, tem se especializado em gravura. Na exposição inédita poderão ser vistos os trabalhos Lábil e Autopaisagem.

Em Lábil, uma estória da ordem do fantástico é contada a partir de uma série de desenhos gravados em placas de cobre. Este tipo de gravura, a ponta seca, permite que o desenho na matriz sofra raspagens, apagamentos e modificações. Este recurso é usado para compor as sete cenas da vídeo-animação. Cada gravura, que também funciona como um frame, resulta de um estado da matriz que foi impresso e que deixou de existir para que a sequência fosse criada.

Já, em Autopaisagem, acompanhamos o caminho performado por Cleiri ao longo do fluxo das águas de um rio que lava a imagem de seu corpo, projetada e impressa como sombra-silhueta, causando em muitos de nós a sensação de que as águas atravessam nossos próprios corpos pelos ouvidos, com a força do som das corredeiras. 

A exposição fica em cartaz até 13 de agosto e pode ser visitada das 10h às 19h na Villa Mandaçaia, na Rua Mateus Grou, 634, Pinheiros, São Paulo.

Compartilhar: